Bisneto de Benito Mussolini, o lateral-direito Romano Floriani Mussolini, de 21 anos, marcou seu primeiro gol como profissional na vitória do Juve Stabia sobre o Cesena por 1 a 0 em jogo válido pela segunda divisão do Campeonato Italiano, nesse domingo, e viu-se envolvido em uma polêmica.
Depois que o locutor do estádio Romeo Menti, em Vicenza, mencionou o primeiro nome do jogador (Romano), as arquibancadas começaram a entoar o sobrenome de Mussolini e alguns torcedores realizaram a saudação usada na época do líder fascista, conhecido como 'Il Duce'. Ao jornal italiano Gazzetta dello Sport, o atleta disse que prefere ser chamado de Romano Mussolini e não Romano Floriani.
Polémica en el fútbol italiano.
— Soy Calcio (@SoyCalcio_) December 22, 2024
Romano Floriani Mussolini, bisnieto del dictador italiano, marca su primer gol como profesional para que el Juve Stabia gane 1-0 al Cesena en Serie B... y la grada de su equipo reacciona así.
El jugador de 21 años, cedido por la Lazio, explicó en… pic.twitter.com/G8Ey5vLXLF
Romano Floriani Mussolini foi cedido pela Lazio para o Juve Stabia e o empréstimo termina em junho de 2025. Ele começou nas categorias de base da Roma. Nesta temporada europeia, tem 19 partidas disputadas (uma pela Copa da Itália e 18 pela segunda divisão italiana). O lateral marcou seu primeiro gol de cabeça, aos 21 minutos do primeiro tempo, após cruzamento de Piscopo.