O Botafogo vive uma noite de pesadelo nesta quinta-feira em Cusco, no Peru. Na altitude de 3.350 metros acima do mar, o time de Franclim Carvalho sofre um apagão nos primeiros 45 minutos e é goleado por 6 a 1 para o Cienciano, no Estádio Garcilaso de la Vega.
O vexame faz com que o time carioca praticamente dê adeus à Sul-Americana nas oitavas de final. Succar, com três gols, é o destaque. Bandiera, duas vezes, e Martinich dão números à goleada, enquanto Matheus Martins marca o gol de honra botafoguense.
Nem mesmo a altitude deve servir de desculpas para uma apresentação tão abaixo dos comandados de Franclim Carvalho. Com uma defesa modificada, o time foi presa fácil para os peruanos, que passeiam em campo e constituem o resultado com muita tranquilidade.
Agora, o Botafogo precisa de um milagre para seguir adiante. O time necessita vencer por seis ou mais gols para avançar de forma direta ou por cinco de diferença para levar a disputa para as penalidades, na próxima quinta-feira, às 21h30min, no Engenhão.
O Botafogo vive um pesadelo em 45 minutos. Na altitude, a equipe tenta controlar a posse de bola nos primeiros minutos, mas logo é envolvida pelo Cienciano.
Não demora muito para os donos da casa tomarem conta da partida e marcarem dois gols relâmpagos. Aos 17 minutos, Justino mergulha de cabeça para abrir o placar. Na sequência, aos 19, Bandiera pega o rebote e amplia.
A bola pega na mão do peruano, mas mesmo após revisão no VAR, o árbitro confirma o gol. Os dois gols num piscar de olhos desestabilizam ainda mais um Botafogo totalmente frágil em campo.
Nem a pausa para a hidratação ajuda. Franclim Carvalho não consegue ajeitar a equipe e na volta, Walerson falha feio e Succar marca o terceiro, aos 29. Abatido, ainda dá tempo do time carioca levar o quarto aos 34, com Martinich marcando um golaço de fora da área.
- São Paulo cansa no 2º tempo, mas garante empate com Bolívar na altitude pela Sul-Americana
- Red Bull Bragantino aproveita expulsão, bate o Sporting Cristal e avança na Sul-Americana
Tentativa de reação no segundo tempo
Na volta do intervalo, Matheus Martins desconta aos três minutos. Esboçando uma reação, Arthur Cabral tira tinta da trave, enquanto Huguinho para em Espinoza.
O que poderia dar um ânimo para pelo menos um empate heróico, logo depois volta ao normal. Com um buraco na defesa, Hohberg lança Bandiera que, livre de marcação, tem tempo de dominar e bater no canto de Walerson para marcar o quinto, aos 16.
Vendo o vexame ficar cada vez maior, o Botafogo busca se fechar e não se aventurar mais no ataque. Os peruanos não aceleram mais a partida, mas seguem levando perigo com pouco esforço.
Em nova bola nas costas da defesa, Souza cruza e Succar desvia de cabeça para marcar seu terceiro gol na partida. Após o sexto, o Cienciano enfim tira o pé e se dá por satisfeito com a goleada por seis a um.
Ficha técnica
CIENCIANO-PER 6 X 1 BOTAFOGO CIENCIANO-PER - Espinoza; Cabello, Becerra, Amondarain e Martinich; Barreto (Aguirre), Cristian Souza (Sandoval), Hohberg e Romagnoli (Robles); Bandiera (Caparó) e Succar. Técnico: Horacio Melgarejo.
BOTAFOGO - Walerson; Mateo Ponte, Ferraresi, Justino e Marçal (Alex Telles); Huguinho, Medina (Edenilson), Danilo (Santi Rodríguez) e Montoro (Kauan Toledo); Matheus Martins e Kadir (Arthur Cabral). Técnico: Franclim Carvalho.
GOLS - Succar, aos 17 e 29, Bandiera, aos 19, Martinich, aos 34 minutos do primeiro tempo. Matheus Martins, aos três, Bandiera, aos 15, Succar, aos 32 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Robles e Justino. ÁRBITRO - Augusto Aragon (EQU).
RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis. LOCAL - Estádio Garcilaso de la Vega, em Cusco (PER).