Esportes

Brasil de Pelotas se despede da Série B com virada em casa

Xavante saiu atrás no placar, mas buscou o 3 a 2 contra o Criciúma no estádio Bento Freitas

Brasil de Pelotas virou o jogo na frente de seu torcedor, pela Série B
Brasil de Pelotas virou o jogo na frente de seu torcedor, pela Série B Foto : Carlos Insaurriaga / Brasil / CP
O Brasil de Pelotas levou um susto, mas terminou a Série B com uma demonstração de raça. Depois de sair perdendo de 2 a 0 do Criciúma, o Xavante lutou até o último minuto para virar o jogo contra a equipe catarinense, num estádio Bento Freitas lotado, pela última rodada da competição.

Com o resultado, o time gaúcho termina a Série B com 51 pontos – por ora na oitava colocação, mas podendo perder dois lugares até o fim da rodada. O Xavante acaba, porém, na frente do Juventude, que tem o mesmo número de pontos, mas menos vitórias.

Mas foi um susto. Com gols de João Henrique, aos 21 e aos 31 do primeiro tempo, o Xavante se via em maus lençóis na frente do torcedor. Menos mal que a reação foi imediata logo que iniciou o segundo tempo. Lincom descontou depois de cruzamento de Marcinho, aproveitando a falha da defesa catarinense.

A pressão cresceu e, aos 12, quase que Lincom empatou, de cabeça. O empate veio aos 29, com Marcinho. Logo em seguida, porém, a torcida xavante levou um susto no rápido contra-ataque do Criciúma. Barreto recebeu e chutou forte, no canto. Só não correu para o abraço, porque Marcelo Pitol foi lá buscar.

Aos 44 do segundo tempo, depois de escanteio, Juninho desviou na primeira trave e fez a bola entrar, garantindo a vitória do Brasil no último compromisso da temporada.