O segundo dia de classificatórias individuais do Mundial de Ginástica Rítmica teve o público como protagonista no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. Incentivadas pela torcida, Geovanna Santos e Bárbara Domingos fizeram apresentações consistentes nos aparelhos maças e fitas. Ao término do seu grupo, o B, as ginastas conquistaram o top 10 no individual geral, ainda faltando os resultados de mais três grupos. Ao final desta quinta-feira, é esperado que as brasileiras continuem entre as melhores e avancem à final.
Geovanna deu a largada no segundo dia de classificatórias na Arena Carioca 1 fazendo jus ao seu apelido: furacão. O início da sua série de maças, primeiro aparelho desta quinta-feira para as brasileiras, foi marcado por um looping de giros no mesmo lugar, levando o público à loucura. A ginasta cometeu um pequeno deslize já no final da apresentação, mas não se deixou abalar e concluiu a prova de dificuldade 12.800, levando um artístico de 7.800 e uma execução de 7.000. A somatória dos critérios resultou na nota de 27.600.
Deslizes no primeiro aparelho
Em seguida, depois de entrar em quadra muito nervosa, Bárbara sofreu dois erros graves na sua série, cada um referente a um exercício de meio ponto, o que acabou comprometendo seu resultado. Ainda assim, ela foi bastante aplaudida pelo público ao som de Garota de Ipanema, exalando brasilidade na competição que ocorre em solo nacional e na América do Sul pela primeira vez na história. A ginasta somou 25.150 pontos, ficando abaixo da compatriota.
Nesse aparelho, ao término do Grupo B, Jojo ficou em 6º lugar, com poucas chances de final após a conclusão de todos os grupos, já que apenas as 8 melhores de cada aparelho se classificam para a decisão. Babi já não tem chances de disputar a final de maças.
Brazil kicked off the day in style, with Geovanna Santos as the first gymnast to take the floor ❤️🔥#RHYWorlds2025 #Gymnastics pic.twitter.com/ThHGCgGCbY
— FIG (@gymnastics) August 21, 2025
Último aparelho: fitas
De volta ao tablado para o último aparelho das classificatórias individuais, Geovanna chegou para se apresentar nas fitas na momentânea vice-liderança do Grupo B no individual geral. A ginasta fez uma série cravada, com bons lançamentos, que lhe rendeu a nota de 26.800 e o 7º lugar no aparelho ao término do seu grupo. Pensando em uma final de individual, essa nota pode ser descartada, considerando que valem apenas as três maiores dos quatro aparelhos.
Com altíssimo grau de dificuldade, Bárbara finalizou os trabalhos para o Brasil nas qualificatórias individuais. Parafraseando Gilberto Gil, em Aquele Abraço, que embalou a performance de Babi, o Rio de Janeiro continuou lindo depois do seu desempenho nas fitas. O resultado foi um 27.200, superando a nota obtida por Jojo, e garantindo um quinto lugar temporário.
Como ficam os próximos dias
Com o término dos quatro aparelhos individuais para o grupo das brasileiras, elas terminaram o dia entre as 10 melhores no individual geral. Apenas as 18 melhores se classificam. Mesmo com mais grupos a se apresentarem nesta quinta-feira, Jojo, atualmente em 5º lugar com 83.500, e Babi, em 7° com 82.800, devem conseguir uma vaga na final da modalidade, disputada nesta sexta-feira no Rio. O resultado oficial deve ser conhecido ainda nesta quinta-feira por volta das 23h. Em contrapartida, as representantes da equipe verde e amarela têm poucas chances de se colocarem entre as 8 melhores nas disputas por aparelhos.
O Mundial de Ginástica Rítmica segue neste final de semana com as seleções de conjunto, onde a equipe brasileira é uma das favoritas, sobretudo em casa. A CazéTV e o Sportv transmitem ao vivo a competição.
*Sob a supervisão de João Paulo Fontoura.
- Em parcial, brasileiras estão entre as 7 melhores no 1º dia de classificatórias do Mundial de Ginástica Rítmica
- Mundial de Ginástica Rítmica começa nesta quarta-feira. Confira a programação
- Brasileiras brilham em Milão e faturam ouro inédito na Copa do Mundo de ginástica rítmica