Brasil empata com Equador no primeiro dia da Davis

Brasil empata com Equador no primeiro dia da Davis

Rogerinho foi surpreendido, mas Thomaz Bellucci venceu seu jogo

Correio do Povo

Rogerinho foi surpreendido, mas Thomaz Bellucci venceu seu jogo

publicidade

Terminou empatado o primeiro dia do confronto entre Brasil e Equador, pelo Zonal Americano I da Copa Davis, na Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. Nesta sexta, o placar ficou em 1 a 1. A série segue ao longo do fim de semana, valendo um lugar no playoff (repescagem) do Grupo Mundial, em setembro.

As rápidas condições de jogo com a soma de piso duro, quadra indoor e um pouco de altitude da capital mineira exigiram bastante dos jogadores. Na tentativa de criar um ambiente parecido com o que foi escolhido nos Jogos Olímpicos do Rio, os brasileiros sofreram um pouco na adaptação. Bellucci e também Rogerinho possuem melhor retrospecto no saibro, já os equatorianos estão acostumados com o piso duro.

Número 90 do mundo, o segundo tenista do Brasil, Rogério Dutra Silva, foi surpreendido pelo 317º, Emilio Gomez, e o Brasil começou atrás do Equador. O paulista chegou a levar um “pneu”, perdendo um set sem vencer nenhum game, e acabou derrotado de virada, por 3 a 1. As parciais foram de 6/4, 5/7, 0/6 e 4/6, em 2h41min de jogo.

Em seguida, Thomaz Belllucci (49º do mundo e 1º do Brasil) entrou em quadra com a missão de empatar o confronto e evitar um vexame. Para isso, precisaria vencer outro azarão, Roberto Quiroz, 434º do mundo. Para terror da torcida brasileira, o equatoriano começou em vantagem no primeiro set. Bellucci, porém, conseguiu uma bela virada no fim da parcial, vencendo quatro games consecutivos e saindo de 3/5 para 7/5.

O segundo set também foi equilibrado, decidido no tiebreak. O brasileiro fez valer seu nível e fechou em 7/6 (7/3). Na terceira parcial, o rendimento de Bellucci não foi o mesmo. Ele teve o saque quebrado logo na primeira oportunidade e viu Quiroz abrir 4/1. O dono da casa mostrava perseverança ao correr atrás de todas as bolas, contudo o placar já estava muito elástico para evitar a derrota por 6/3 no set.

A retomada veio na quarta parcial, com Bellucci abrindo 3/0 após quebrar o serviço do equatoriano e confirmar o seu saque. No entanto, Quiroz que conseguiu devolver a quebra. Após dura batalha no sexto game, o brasileiro voltou a ampliar a vantagem (4/2) e conseguiu administrar o resultado, fechando o quarto set por 6/3 e dando fim ao sufoco.

Neste sábado, às 14h, o jogo de duplas terá grande importância. Marcelo Melo e Bruno Soares são favoritos contra Gomez e Quiroz. No domingo, a partir das 12h, os jogos de simples serão invertidos, com Bellucci enfrentando Gomez e Rogerinho contra Quiroz.

Também nesta sexta, o mineiro André Sá teve sua participação confirmada na Rio-2016. Ele fará dupla com Bellucci naquela que será sua quinta Olimpíada, um recorde para o tênis brasileiro.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895