O oposto russo Mikhaylov foi o maior pontuador do confronto, com 27 pontos. Pelo Brasil, o capitão Giba, com 16, foi o principal destaque.
Foi o segundo título dos russos na Liga Mundial. Eles foram campões também em 2002, quando a fase final foi realizada em Belo Horizonte, também em cima do Brasil. O terceiro lugar ficou com a seleção do país-sede, que venceu a Argentina por 3 sets a 0 (25/18, 25/23 e 25/22). As informações são da Confederação Brasileira de Vôlei.
Brasil larga na frente e toma virada
O início do jogo teve muitas alternâncias na liderança, mas quem foi para o primeiro tempo técnico em vantagem foi o Brasil, que aproveitou um ponto de saque de Lucas para fazer 8/6. Com muito volume de jogo, o Brasil aumentou a diferença para quatro pontos, mas o bloqueio russo começou a funcionar e, com o oposto Mikhaylov, os europeus passaram a frente em 17/16. O Brasil recuperou-se, virou novamente com Giba no bloqueio (22/21) e contou com Lucas para fazer os dois últimos pontos da parcial, de ataque e saque, e fechar o set em 25/23.
No segundo set, foi o bloqueio brasileiro que começou melhor e ajudou a seleção a fazer 3/0. A Rússia empatou no quinto ponto e, pouco depois, abriu três de vantagem com Mikhaylov: 10/7. Mantendo a tranquilidade, o Brasil marcou cinco pontos seguidos, mas a Rússia logo reagiu e retomou a ponta em 13/12. O Brasil virou perto do fim com um contra-ataque de Murilo (21/20), teve chances de fechar o set, mas desperdiçou, e quem venceu foi a Rússia, com um ataque do fundo de Biriukov: 27/25.
O bom momento russo prosseguiu no começo do primeiro russo e a equipe de Vladimir Alekno marcou os quatro primeiros do terceiro set, antes de abrir 13/7, com um bloqueio de Ilinykh. O Brasil correu atrás do placar e diminuiu a diferença para apenas um ponto com um saque de Marlon: 14/13. Perto do fim, um bloqueio sobre Murilo deu aos russos três pontos de frente e Mikhaylov explorou o bloqueio para marcar 25/23 e colocar a Rússia à frente.
Saques errados e arbitragem prejudicam
O Brasil abriu a quarta parcial com 3/0, com Giba no saque. A Rússia empatou no sexto ponto, mas devolveu a vantagem ao Brasil ao cometer um erro em 8/6. O Brasil controlou o placar, recuperou o ritmo do início da partida e ficou perto de fechar quando o bloqueio triplo funcionou e fez 23/19. No fim, Ilinykh sacou para fora e o Brasil venceu por 25/22.
O início do quinto set foi equilibrado. Um erro arbitragem, que considerou fora um bloqueio do Brasil, favoreceu a Rússia quando o placar marcava 2/2. Os russos aproveitaram também os erros de saque brasileiros e fizeram 7/5 com um ataque de Biriukov. Um ataque errado do Brasil deu aos europeus a vantagem de 9/6 no placar.
O Brasil marcou dois pontos seguidos e voltou a pressionar os russos, mas um ataque de Murilo para fora devolveu o comando aos europeus em 11/8. Administrando a vantagem, a Rússia fechou em 15/11 com um ataque de Mikhaylov.
