Daniel Alves abre o placar no primeiro tempo
Os primeiros minutos mais pareceram um treino de ataque contra defesa do que uma partida de futebol. Com boas triangulações, principalmente pelo lado esquerdo do campo, o Brasil dominou amplamente o adversário. E, não demorou muito, começou a criar chances de gol. A primeira ocorreu logo aos 5, quando uma falta cobrada por Daniel Alves passou a poucos centímetros do ângulo esquerdo da meta defendida pelo goleiro Dykan.
Para tentar conter o time de Mano Menezes, os ucranianos ainda tentaram adiantar a marcação, deixando espaços generosos na meia cancha, porém, sempre manteve o ferrolho na defesa. A retranca só foi enfim furada aos 24, quando Robinho fez um bom lançamento da esquerda, a bola viajou por sobre a área e encontrou Daniel Alves no outro lado. O lateral pegou de primeira e abriu o placar.
A Seleção quase ampliou aos 31. Depois de bobeada da defesa, Alexandre Pato entrou na área no mano a mano com o zagueiro, mas a conclusão beijou a trave direita e, no rebote, Carlos Eduardo – de boa participação na etapa inicial – chutou de primeira, por cima. Nos minutos finais, a Ucrânia aproveitou o relaxamento brasileiro e chegou a marcar. Entretanto, a jogada de Aliev foi anulada antes que a bola vencesse Victor.
Brasil amplia na etapa complementar
Mal iniciou o segundo tempo e a Ucrânia quis se mostrar diferente. Aos 5, Khudobyak invadiu a área e só não empatou o jogo, porque seu chute bateu na trave. Porém, a reação da seleção europeia ficou por aí. Nas raras vezes em que a defesa brasileira ficava para trás, o ataque rival ficava em impedimento ou a conclusão saía errônea e sem maior perigo para Victor.
A bola continuou a rolar pelos pés brasileiros e, numa boa triangulação, nasceu o segundo. Robinho, aos 18, avançou pela direita e lançou Carlos Eduardo na ponta. Ele cruzou rasteiro para Alexandre Pato, que dominou, girou sobre o zagueiro e ampliou: 2 a 0. Foi o último lance do ex-gremista no jogo. Logo a seguir, deu lugar a Giuliano na equipe.
Nos minutos finais, os ex-colorados Sandro e Nilmar ainda entraram, mas não tiveram muito trabalho. O Brasil volta a campo em novembro para encarar a Argentina em outro amistoso.
Amistoso Internacional
Brasil 2
Victor; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos (Adriano); Lucas, Ramires (Sandro), Elias (Wesley) e Carlos Eduardo (Giuliano); Robinho (André) e Alexandre Pato (Nilmar). Técnico: Mano Menezes
Ucrânia 0
Dikan; Romanchuk, Kucher, Fedetskiy e Mandziuk; Tymoschuk, Polyovyi (Gai), Aliev, Rotan e Gusiev (Khudobiak); Milevskyi (Seleznyov). Técnico: Yuriy Kalitvintsev
Gols: Daniel Alves, aos 24/1T; Alexandre Pato, aos 19/2T (Brasil)
Cartões amarelos: Tymoschuk e Fedetskiy (Ucrânia); Ramires (Brasil)
Arbitragem: Martin Atkinson (Inglaterra), auxiliado por Simon Beck e Steve Child (ambos Inglaterra)
Data: 11 de outubro de 2010, segunda-feira
Local: Pride Park Stadium, em Derby (Inglaterra)
Horário: 15h30min (de Brasília)
Público: 13.088 espectadores