Esportes

Cabo Verde conquista vaga inédita para a Copa do Mundo de 2026

Mundial já tem 22 seleções confirmadas até o momento. Confira a lista

Cabo Verde nunca havia conquistado uma vaga para a Copa
Cabo Verde nunca havia conquistado uma vaga para a Copa Foto : Divulgação / CP

A Copa do Mundo de 2026 terá, pelo menos, três estreantes. Depois da Jordânia e do Uzbequistão, que haviam garantido um lugar pelas Eliminatórias da Ásia, hoje foi a vez de outra vaga inédita. Cabo Verde goleou Essuatíni por 3 a 0 e com isso assegurou uma vaga na competição que será realizada no ano que vem, nos Estados Unidos, Canadá e México. Esta é a sexta das nove vagas do continente africano. As três restantes serão definidas nesta terça-feira.

A classificação de Cabo Verde deixa pelo meio do caminho uma das seleções mais tradicionais da África. Camarões terminou na segunda colocação do Grupo D e agora espera para saber se vai à repescagem. Já os cabo-verdianos viram nesta segunda-feira sua campanha ser coroada com uma festa diante da torcida. Para não depender do resultado de Camarões contra Angola, só a vitória bastava a Cabo Verde.

Resultado veio no segundo tempo

Depois de um primeiro tempo equilibrado, o alívio veio na etapa final. Dailon Livramento, aos dois minutos, Willy Semedo, aos nove, e Stopira aos 45 definiram o placar e a classificação, para delírio dos torcedores que testemunhavam um feito inédito.

Nesta terça-feira, se definem as três vagas diretas restantes da África na Copa. No Grupo B, a disputa é entre Senegal e República Democrática do Congo; no Grupo C, entre Benin, África do Sul e Nigéria; e no Grupo F, entre Costa do Marfim e Gabão.

Até o momento, as vagas diretas são de Egito, Marrocos, Tunísia, Argélia, Gana e Cabo Verde.

Veja Também

Eliminatórias, parcial | Foto: Leandro Maciel

Confira as seleções já classificadas para a Copa

América do Sul – 6 vagas

Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai

América do Norte e América Central – 6 vagas

Estados Unidos, México e Canadá

África – 9 vagas

Egito, Tunísia, Argélia, Marrocos, Gana e Cabo Verde

Ásia – 8 vagas

Austrália, Coreia do Sul, Irã, Japão, Jordânia e Uzbequistão

Oceania - 1 vaga

Nova Zelândia