A Conmebol deve anunciar na tarde desta quarta-feira, a partir das 15h, que o campeão da edição 2010 da Copa Sul-Americana estará classificado para Copa Libertadores da América da temporada de 2011. Único time gaúcho na competição, o Grêmio estará representado em Assunção, local do evento, pelo vice-presidente Cesar Pacheco. O Tricolor conhecerá hoje o primeiro adversário na competição. O sorteio para os oito clubes brasileiros deverá ser regionalizado. Neste caso, a tendência é que o Grêmio enfrente o Avaí numa fase preliminar.
Além do Tricolor e do time catarinense, Palmeiras, Atlético-MG, Goiás, Grêmio Prudente (ex-Grêmio Barueri), Santos e Vitória representam o Brasil no torneio. Se o campeão da Sul-Americana for um time brasileiro, o terceiro colocado do Campeonato Nacional fica com vaga na pré-Libertadores. O campeão da Copa do Brasil, ao lado do campeão e o vice do Brasileirão, tem a vaga garantida.
Como a Conmebol eliminou os convites, esta será a primeira edição sem a participação de River Plate e Boca Juniors. Os times argentinos e uruguaios ainda não definiram seus representantes. Bolívia, Chile, Equador e Venezuela ainda precisam definir as últimas equipes que participarão do torneio.
Confira abaixo as equipes já classificadas para a Sul-Americana 2010:
Bolívia: San José, Oriente Petrolero
Brasil: Palmeiras, Avaí, Atlético-MG, Grêmio, Goiás Gremio Prudente, Santos, Vitória
Chile: Unión San Felipe
Colômbia: Deportes Tolima, Independiente Santa Fe, Atlético Huila
Equador: LDU (último campeão)
Paraguai: Cerro Porteño, Olimpia, Guaraní
Peru: Univ. San Martín, Sport Huancayo, Univ. César Vallejo
Venezuela: Caracas
Campeão da Sul-Americana deve ganhar vaga na Libertadores
Grêmio conhecerá o primeiro adversário na competição nesta tarde