Esportes

Campeonato Brasileiro Infantil e Veterano de Esgrima começa neste sábado

Com entrada gratuita, o público poderá assistir a quatro dias de combates no Barra Shopping Sul

Os jogos vão acontecer com duelos nas três armas da modalidade: Florete, Espada e Sabre
Os jogos vão acontecer com duelos nas três armas da modalidade: Florete, Espada e Sabre Foto : Camila Cunha/CP

A esgrima vai tomar conta de Porto Alegre na próxima semana. Entre os dias 8 e 11 de novembro, o Centro de Eventos Multiplan Hall do Barra Shopping Sul recebe o Campeonato Brasileiro Infantil e Veterano de Esgrima 2025 – que reunirá jovens talentos e experientes atletas de todo o país em disputas de espada, florete e sabre.

O Campeonato Brasileiro Infantil contará com atletas das categorias sub-9, sub-11 e sub-13, com duelos individuais no masculino e feminino. As competições começam neste sábado, com a Espada Feminino Sub-11, o Florete Masculino Sub-11, o Sabre Masculino Sub-9 e o Sabre Feminino Sub-13.

No domingo, será a vez do Florete Feminino Sub-13, do Sabre Feminino Sub-9, da Espada Masculino Sub-13 e do Sabre Masculino Sub-11. As disputas seguem na segunda-feira, com o Florete Masculino Sub-13 e Sub-9, Espada Masculino Sub-11, Florete Feminino Sub-9 e o Sabre Feminino Sub-11. Encerrando o torneio, na próxima terça-feira, as lutas serão com os atletas das categorias Espada Feminino Sub-13 e Sub-9, Sabre Masculino Sub-13, Florete Feminino Sub-11 e Espada Masculino Sub-9.

Campeonato Veterano de Esgrima acontece em paralelo

Durante os quatro dias de competições o público também poderá assistir ao 16º Campeonato Brasileiro Veterano de Esgrima, que vai reunir competidores das categorias Pré-Veterano, Veterano 1 e Veterano 2, também no masculino e feminino. As disputas começam no sábado, com provas de Espada Masculino em todas as categorias, além do Florete Feminino Veterano 1 e Pré-Veterano.

Já no domingo, acontecem os combates de Espada Feminino, Sabre Masculino e suas respectivas faixas etárias. Na segunda-feira, o evento encerra com os duelos de Sabre Feminino e Florete Masculino em todas as categorias veteranas.

Para quem não puder comparecer presencialmente, ainda tem como ficar por dentro dos dois campeonatos. Todas as disputas poderão ser acompanhadas ao vivo pelo canal da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) no YouTube.

*Com supervisão de Carlos Corrêa

Veja Também