O corpo franzino levemente curvado para a frente e um sorriso cativante escondem a vibração contagiante à beira do campo do senhor de 62 anos que comanda o Racing, adversário do Flamengo na semifinal da Libertadores. Gustavo Costas certamente é uma das atrações desta quarta-feira, 21h30min no Maracanã. Globo e Paramount transmitem ao vivo o duelo.
Na identificação do ex-zagueiro do clube onde começou a careira como técnico e para onde voltou em 2023 reside a esperança de superar talvez o mais poderoso time das Américas. Eliminar o time de Filipe Luís não é apenas dar sequência a uma campanha espetacular do time de Alvellaneda em mata-mata ou manter acesa a esperança de repetir o título de 1967.
Pode ser também mais uma das obsessões da liderança do vestiário. "Temos que parar de competir, agora temos que ganhar títulos internacionais", disse Gustavo em sua apresentação. No ano passado com a faixa da Sul-Americana no peito foi além: "Agora temos que ganhar a Libertadores”.
A confiança se explica. Na campanha da 'Sula' em 2024 ficaram pelo caminho Bragantino, Atlhetico, Corinthians e Cruzeiro, na final. Na fase de grupos da Libertadores, o Fortaleza foi outro superado. Contando todos os mata-mata desde a chegada de Gustavo foram oito vitórias em mata-mata. Nem as duas derrotas impediram classificações. Sem disputar a final desde 1997, a mobilização é total.
Como não haverá eleições no país no domingo, a rodada do campeonato argentino foi adiada. Ou seja, desde a última sexta-feira quando ganhou do Aldosivi, o Racing só pensa no Flamengo. E a energia vem também de longe.
''Sou torcedor do Racing, e ele sabe. O Filipe Luís vem fazendo um trabalho incrível. O caminho que estão percorrendo no Flamengo é impressionante, a cada ano eles seguem melhorando", diz Diego Simeone, ídolo também da torcida alviceleste e treinador do Atlético de Madrid, onde comandou o atual técnico do Flamengo.
O jogo de volta entre brasileiros e argentinos será em Buenos Aires na próxima semana. Quem vencer encara quem passar de LDU x Palmeiras. O jogo de ida é nesta quinta-feira, em Quito.