Esportes

Carros antigos participam do 14º Rally da Serra

Percurso de oito horas vai de Porto Alegre a Serra

Competição reúne competidores do Brasil, da Argentina e do Uruguai
Competição reúne competidores do Brasil, da Argentina e do Uruguai Foto : André Ávila
Com a participação de 30 competidores, o 14º Rally da Serra ocorre neste sábado com saída de Porto Alegre e chegada em Bento Gonçalves. Os participantes realizam um percurso de aproximadamente oito horas (ida e volta). No rally de regularidade para carros antigos, cada equipe formada por piloto e navegador, tem que buscar o tempo ideal definido pela organização para percorrer o percurso até a Serra gaúcha.

Os carros antigos chamaram a atenção de quem passava pela avenida Cristóvão Colombo nessa manhã. Muita gente parou no estacionamento do Shopping Total, onde foi realizada a largada da competição, para fotografar carros como Jaguar, Mustang, Karman Ghia, Mercedes Benz, Alfa Romeo, Corcel, Maverick, Fusca e Opala, ou simplesmente apreciar a largada dos veículos feita em dupla.

O presidente do Classic Car Club do Rio Grande do Sul, Gilberto Moraes, disse que os carros para participarem do Rally da Serra precisam ter mais de 30 anos e que pelo menos 87% das peças tem que ser originais. A entidade organiza a competição desde 2000. Faz parte do calendário da entidade a realização Rally Internacional. A competição reúne competidores do Brasil, da Argentina e do Uruguai. O evento é realizado durante dois dias na Serra gaúcha.

O Classic Club Car organiza ainda um Rally que é disputado à noite com percurso pela Serra e pela Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Os competidores Lúcio Breitamann (piloto) e Edson Silveira (co-piloto), que participaram pela primeira vez do Rally, estavam contentes pela participação na prova. Com um Kharman Ghia de 1969, a dupla elogiou o carro e afirmaram que o veículo estava pronto para completar o percurso no tempo determinado pela organização.