Esportes

Caso Neymar: Ex-presidente e presidente do Barcelona citados por juiz

Clube pode ter deixado de pagar 12,14 milhões de euros em imposto na transferência do jogador

Barcelona teria deixado de pagar em impostos um total de 12,14 milhões de euros
Barcelona teria deixado de pagar em impostos um total de 12,14 milhões de euros Foto : José Jordan / AFP / CP
O juiz da Audiência Nacional de Madri, Pablo Ruz, decidiu dar prosseguimento ao processo contra o FC Barcelona sobre a transferência do atacante Neymar. O ex-presidente Sandro Rosell e o atual presidente Josep Maria Bartomeu foram citados nas conclusões sobre possíveis infrações fiscais, informou uma fonte judicial. O documento é um encerramento do processo de instrução, preliminar ao despedimento em tribunal.

O Ministério Público deve apresentar requisições dentro de dez dias. Sob a lei espanhola, é após esta fase que o juiz pode submeter os réus ao tribunal. O juiz Ruz considera que o clube, Rosell e Bartomeu são os culpados de três crimes fiscais. A justiça espanhola investiga se o preço pago pela contratação de Neymar foi superior aos 57 milhões de euros declarados e se houve qualquer tipo de irregularidade fiscal.

Segundo a acusação, o custo real da contratação "é estimado em 82.743.485 euros", se contabilizados as luvas recebidas pelo craque, as parcerias sociais e de marketing e o acordo de prioridade com o Santos. Com isso, o Barcelona deixou de pagar em impostos um total de 12,14 milhões de euros, o que elevaria o custo do jogador brasileiro a 94,8 milhões de euros, de acordo com a agência tributária da Espanha.

No que diz respeito a responsabilidade de Josep Maria Bartomeu, que garante não ter tido participação nas negociações, o juiz ressalta o seu papel "tanto na gênese das transações contratuais, que constituem a base factual do processo (recrutamento de Neymar), como no progresso da transferência e, finalmente, na autorização de pagamentos relativos a este recrutamento, há responsabilidade do presidente".

De acordo com Pablo Ruz, os diferentes contratos utilizados nesta operação "se destinavam a cobrir ou ocultar o fato de que o custo foi muito mais elevado ao FC Barcelona", tudo isso a fim de "evitar ou subestimar o pagamento de modo sub-reptício ao Tesouro".

O caso envolvendo a contratação de Neymar continua a envenenar o cotidiano do clube catalão. Na expectativa de um provável envio à justiça, este desafio judicial poderia ser prejudicial para o presidente do Barça, candidato à reeleição à presidência do clube.