Esportes

Cesar Cielo e mais três nadadores brasileiros são flagrados no antidoping

Atletas foram apenas advertidos, sem sofrer punições

Cesar Cielo e mais três nadadores brasileiros são flagrados no antidoping
Cesar Cielo e mais três nadadores brasileiros são flagrados no antidoping Foto : Alexander Klein / AFP / CP
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciou nesta sexta-feira que o campeão olímpico e mundial, Cesar Cielo, e os nadadores Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked foram flagrados no exame antidoping realizado durante o Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro, em maio.

Os exames dos quatro atletas deram positivo para a substância diurética furosemida, proibida pela Agência Mundial Antidoping (Wada). Segundo a CBDA, os nadadores recusaram a amostra B e deram explicações sobre a presença da substância no organismo. "Os atletas definiram com precisão como o diurético entrou no organismo, restando comprovado que não houve aumento dos seus desempenhos, fato que não ocorreu nesta competição", registrou a entidade, em nota oficial.

Através de um painel, liderado por Eduardo de Rose, membro da Wada e do Comitê Olímpico Internacional (COI), a CBDA informou que os quatro nadadores receberam somente uma advertência, "uma vez que não foi identificada culpa ou negligência por parte dos mesmos no episódio".

Com a punição, Cielo, Santos, Barbosa e Waked perderam os resultados, prêmios, certificados e medalhas conquistados no Troféu Maria Lenk. Cielo faturou o ouro nas provas do 50m livre, 50m borboleta, 4x100 livre e foi prata nos 100m livre.

Ainda de acordo com a CBDA, a documentação sobre o caso dos quatro nadadores brasileiros será enviada à Federação Internacional de Natação (Fina) ainda nesta sexta. Apesar da advertência, Cielo não deverá perder os índices que obteve para disputar o Mundial de Xangai, em julho.

Nota oficial de Cielo

Em nota oficial, Cielo afirmou que sempre usou o suplemento que causou o resultado positivo e disse que, por isso, jamais imaginou que seria flagrado. "Sempre fiz uso desse suplemento e nunca um controle feito anteriormente apresentou problema. Pela segurança que tenho na utilização desse suplemento, creio que este resultado tenha sido um fato isolado. Por causa dessa mesma confiança, outros atletas também fizeram uso do suplemento. Fato que nos ensina muito", diz a nota, publicada na internet.

Cielo também afirmou que nunca usou de métodos proibidos para conseguir os resultados que tem e agradeceu a confiança do painel da CBDA. "Durante toda a minha carreira, sempre tive o maior cuidado com todo tipo de medicamento ingerido. Me considero um atleta exemplar neste aspecto. Nunca utilizei nenhum recurso ergogênico ilícito que pudesse favorecer a minha performance." Leia a nota completa de Cesar Cielo clicando aqui.

Bookmark and Share