Esportes

Com chegada emocionante, queniano vence a Maratona de Nova York

Benson Kipruto chegou menos de um segundo na frente do segundo lugar

Kipruto (E) chegou menos de um segundo na frente de Mutiso (D)
Kipruto (E) chegou menos de um segundo na frente de Mutiso (D) Foto : CHARLY TRIBALLEAU / AFP

O queniano Benson Kipruto superou por centésimos de segundo seu compatriota Alexander Mutiso para vencer a Maratona de Nova York neste domingo. Em um sprint final emocionante, Mutiso quase alcançou Kipruto nos últimos metros, naquela que foi a chegada mais apertada da história da Maratona de Nova York.

Kipruto cruzou a fita em 2h08m9s, com Mutiso apenas 16 centésimos de segundos atrás.O terceiro colocado também foi queniano: Albert Korir, vencedor em Nova York em 2021, que completou a prova em 2h08m57s.

No feminino, a vitória também foi queniana, desta vez com direito a recorde. Hellen Obiri, que já havia vencido em 2023, abriu distância de sua compatriota Sharon Lokedi faltando pouco menos de um quilômetro para a linha de chegada, que ela cruzou 2h19m51s. O tempo de Obiri pulverizou o recorde anterior, de 2h22m31s, estabelecido pela também queniana Margaret Okayo em 2003.

Sharon Lokedi, vencedora em Nova York em 2022, terminou em segundo com o tempo de 2h20m07s, enquanto Sheila Chepkirui (2h20m24s) fechou o pódio 100% queniano. As três primeiras colocadas registraram tempos inferiores ao antigo recorde de Margaret Okayo.

Veja Também