Com gol nos acréscimos, Portugal bate a República Tcheca e estreia com vitória na Eurocopa
Francisco Conceição marcou aos 46 minutos da etapa final, selando a virada portuguesa em Leipzig
publicidade
Portugal sofreu mais do que o favoritismo indicava, mas largou com vitória na Eurocopa. Na tarde desta terça-feira, a seleção venceu a República Tcheca por 2 a 1, com direito a gol nos acréscimos, e conquistou os primeiros três pontos na competição. No entanto, como a Turquia derrotou a Geórgia mais cedo por 3 a 1, lidera o Grupo F pelo critério de gols marcados – ainda que na Euro o primeiro critério de desempate dentro dos próprios grupos seja o confronto direto.
Vinda de uma campanha perfeita nas Eliminatórias, com 100% de aproveitamento depois de dez jogos, a seleção portuguesa entrou em campo cercada de favoritismo. Afinal de contas, em um grupo com República Tcheca, Turquia e Geórgia, a classificação tenderia a ser uma burocracia. Mas faltou combinar com os tchecos. Com uma defesa bem posicionada e sem oferecer muitas brechas, a equipe teve sucesso em frear as investidas de Cristiano Ronaldo e companhia e foi para o intervalo sem sofrer gols.
O cenário ficou ainda melhor na segunda etapa. Além de seguir efetiva na missão de blindar o gol do goleiro Stanek, os tchecos largaram na frente quando, aos 16 minutos, Provod, recebeu de fora da área e acertou o canto de Diogo Costa, abrindo o placar em Leipzig.
A vantagem, no entanto, não durou muito tempo. Aos 23 minutos, após cruzamento na área, Nuno Mendes cabeceou e o goleiro Stanek, na tentativa da defesa, espalmou para a frente, bem onde estava o zagueiro Hranác. A bola bateu na perna do jogador e tomou o rumo das redes, deixando tudo igual.
A partir daí, Portugal aumentou a pressão até Diogo Jota marcar em rebote de cabeçada de Cristiano Ronaldo aos 42 minutos. Só que após análise do VAR, a arbitragem anulou o gol marcando impedimento. Parecia mesmo que a estreia portuguesa seria com empate. Até que aos 46 minutos, em nova jogada pela esquerda, com cruzamento de Pedro Neto. O mesmo Hranác que havia marcado contra desta vez acabou desviando a bola, deixando à feição para a conclusão de Francisco Conceição, que havia entrado instantes antes. O atacante chutou sem chances, marcando o gol e definindo a vitória lusa na Alemanha.
No próximo sábado, Portugal volta a campo para enfrentar a Turquia em confronto direto pela primeira posição do Grupo F. A partida será disputada em Dortmund, às 13h (de Brasília). Mais cedo, Às 10h, Geórgia e República Tcheca jogam pelos primeiros pontos na Euro.