O Egito foi a 19ª seleção a garantir uma vaga na Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México. Ao contrário dos Mundiais mais recentes, a competição terá 48 participantes. Assim, ainda restam 29 vagas em disputa, boa parte delas para representantes da Europa, que terá 16 países.
Amanhã, será disputada a penúltima rodada da fase de grupos de mais cinco chaves das Eliminatórias da África. Hoje, os egípcios asseguraram classificação ao vencerem Djibuti por 3 a 0.
Além disso, Gana deixou muito bem encaminhada a vaga também ao golear a República Centro-Africana por 5 a 0. Agora, o país só deixa escapar um lugar no Mundial caso seja goleado por Comores no domingo, e Madagascar goleie Mali. Neste caso, os times definiriam a vaga no saldo de gols, onde a vantagem de Gana hoje é de oito gols (16 a 8).
Nigéria sob risco
Quem pode ficar fora é a Nigéria. A seleção que já foi a seis Copas, das quais avançou às oitavas de final em três oportunidades (1994, 1998 e 2014), está em terceiro lugar no Grupo C, com 11 pontos, atrás de Benin e África do Sul, com 14 cada. Se alguma das duas pelo menos empatar nesta sexta-feira, os nigerianos não têm mais chance sequer via repescagem.
Camarões pode sobrar da vaga direta, mas ainda teria uma chance na repescagem. Hoje, a seleção venceu Maurício por 2 a 0, mas segue dois pontos atrás de Cabo Verde, que na última rodada recebe o lanterna Essuatini.
Senegal pode se classificar amanhã
Outra seleção africana que pode carimbar o passaporte nesta sexta-feira é Senegal. Para tanto, precisa vencer o Sudão do Sul e torcer para que a República Democrática do Congo não bata Togo. Do contrário, a decisão fica para a última rodada.
Além dos senegaleses, a Costa do Marfim é outra que está mais próxima da Copa de 2026. A vaga estará garantida se vencer Seicheles amanhã. Não deve ser uma tarefa difícil, visto que o adversário perdeu todos os seus jogos até aqui e só marcou dois gols em oito jogos.
Até o momento, os classificados para a Copa são os seguintes:
América do Sul – 6 vagas
- Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai. A Bolívia ainda tem chances via repescagem
América do Norte e América Central – 6 vagas
- Estados Unidos, México e Canadá
África – 9 vagas
- Egito, Tunísia e Marrocos
Ásia – 8 vagas
- Austrália, Coreia do Sul, Irã, Japão, Jordânia e Uzbequistão
Oceania
- Nova Zelândia