Confronto ibérico na grande decisão da Liga das Nações neste domingo

Confronto ibérico na grande decisão da Liga das Nações neste domingo

Portugal e Espanha se enfrentam em Munique em busca do bicampeonato do torneio. Duelo é também um choque de gerações entre Cristiano Ronaldo e Lamine Yamal

João Paulo Fontoura

Cristiano Ronaldo e Lamine Yamal

publicidade

A diferença de 23 anos entre os dois principais personagens da final da Liga das Nações, neste domingo, é um verdadeiro choque de gerações. De um lado Cristiano Ronaldo, o interminável fenômeno de 40 anos, tenta levar Portugal ao bicampeonato, assim como a joia Lamine Yamal, de 17, com a Espanha. Privilegiado será o público da Allianz Arena, em Munique que assistirá in loco o confronto das 16h (de Brasília). Fora do estádio, o mundo do futebol estará de olho na TV para desfrutar da decisão ibérica em solo alemão.

Assim como na primeira edição em 2019, Portugal chega à decisão sob a batuta de CR7. Foi dele o gol da classificação na semifinal contra a Alemanha. Foi o de número 137 com a camisa lusitana, o 42º na temporada e o 937ª na carreira. Ou seja, o sonho dos mil gols ainda pulsa em um dos maiores atletas em atividade no esporte de alto rendimento.

O camisa 7 deu a entender nos últimos dias estar de saída do Al-Nassr, da Arábia Saudita, com que encerrou o contrato. Seu futuro em clubes é incerto e deixa em frenesi o mercado de transferências. O fato é que ele não se dá por satisfeito, o que impressiona quem o enfrenta. “Não me vejo assim aos 40 anos. É um exemplo de trabalho, de cuidar-se e sacrificar muito tempo da vida pelo futebol Para mim é um privilégio e um orgulho poder competir e enfrentá-lo”, diz o goleiro da Espanha Unai Simón.

Do outro lado, ainda menor de idade, Yamal pode erguer o segundo troféu com a camisa da Fúria. Depois da Eurocopa no ano passado, o jovem time espanhol comandado pelo talento do filho de pais africanos no Marrocos e na Guiné Equatorial, tenta repetir o feito de 2023. Os números do craque da perna esquerda impressionam. Em 20 jogos na seleção foram seis gols, dois nos 5 x 4 na semi contra a França.

Na temporada pelo Barcelona foram outros 21. É bem provável que pouco tempo atrás Yamal jogasse videogame com CR7 na telinha. Pois agora, estará competindo com ele e brigando por título. “Ele é uma lenda do futebol. Vou fazer o meu trabalho, que é vencer. E é isso", afirma o jovem espanhol.


Mais Lidas



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895