O Bodo/Glimt protagonizou uma das maiores surpresas desta edição da Champions League nesta terça-feira (24), ao derrotar a Inter de Milão por 2 a 1 em San Siro, e se classificar para as oitavas de final da competição. O time já havia vencido a equipe italiana no jogo da ida.
Mas não é novidade triunfo sobre um grande do futebol mundial. Desde o início da competição, o modesto time do norte da Noruega venceu alguns gigantes como Manchester City e Atlético de Madrid, além da própria Inter, finalista em 2025. Afinal, que time esse, qual a sua história?
Fundado em 1916, o Bodo/Glimt começou a ganhar destaque nos 5 últimos anos, quando foi quatro vezes campeão nacional. As conquistas nacionais deram a oportunidade do clube aparecer também no cenário europeu, sendo e semifinalista da última Liga Europa.
Treinado há quase uma década por Kjetil Knutsen, o Glimt conta com um elenco praticamente formado de jogadores nórdicos, a maioria do próprio país, com alguns dinamarqueses, um sueco e outro russo.
Tem na sua equipe jogadores com passagem na seleção norueguesa, como o ponteiro Jens Petter Hauge, destaque do time com 7 gols e 5 assistências nesta temporada. Ele deixou sua marca nas duas partidas contra a Inter de Milão. Aos 26 anos, ele já atuou no Milan da Itália e no Frankfurt, da Alemanha, e retornou ao clube na temporada passada.
Há também o volante e capitão da equipe Patrick Berg, símbolo de liderança e bravura da equipe. Aos 28 anos, Berg passou pelo Lens na França e voltou ao clube de origem após uma temporada
. Além disso a equipe conta com o centroavante Kasper Høgh para fazer gols, já que ele foi o artilheiro do clube nas últimas temporadas. Na atual, ele tem 5 gols. Høgh também deixou sua marca no primeiro jogo do confronto, fazendo o terceiro gol da equipe.
A saga continua
Nesta edição, além de participar da primeira fase do torneio, a equipe está nas oitavas de final do torneio e poderá alcançar o maior feito de um clube norueguês na Champions, se igualando ao Rosenborg, que chegou às quartas de final na temporada 1996/1997. Se quiserem continuar fazendo história, os noruegueses terão de passar por adversários “cascudos” já que irão enfrentar ou Manchester City ou o Sporting de Portugal nas oitavas de final.
“Tem sido incrível para nós. Sabíamos que seria muito difícil contra a Inter, que é uma equipe muito forte e jogou a final na temporada passada", disse Hauge, após a classificação histórica. "Tenho fé neste projeto e estamos provando isso na Liga dos Campeões", completou.
No atual torneio, são 12 jogos disputados, com 5 vitórias, 3 empates e 4 derrotas, com 26 gols pró e 18 sofridos. O Bodo/Glimt venceu a Inter com Nikita Haykin, Jostein Gundersen, Odin Bjørtuft, Fredrik André Bjørkan (Haitam Aleesam) e Fredrik Sjøvold; Patrick Berg, Sondre Brunstad Fet:Hakon Evjen (Ulrik Saltnes), Jens Petter Hauge, Kasper Høgh (Andreas Helmersen) e Ole Didrik Blomberg (Isak Dybvik Määttä)