Confira um slideshow especial da Copa do Mundo
Das 57 pessoas entrevistadas fora do estádio Soccer City de Joanesburgo, 46 disseram que irão apoiar totalmente a equipe até o final. Um afirmou que não estava mais interessado na Copa e 11 confirmaram que trocarão de seleção, citando Portugal, Holanda, Brasil, Argentina e Inglaterra. O jornal dá esta ordem, embora não especifique quantos passaram a torcer por cada uma destas seleções.
Em Durban, todas as 32 pessoas entrevistadas prometeram seguir com os Bafana Bafana até o fim. Em Cape Town, sete das 11 pessoas ouvidas na Wembley Square disseram que ainda apoiarão os Bafana. Os demais passarão a torcer por Espanha, Argentina ou Alemanha, dizendo que não têm escolha, pois consideram os Bafana fora da Copa do Mundo.
Talvez temendo que os sul-africanos tivessem perdido o interesse, o governo apelou ontem para que os cidadãos continuem a ser bons anfitriões e apoiem o torneio. O porta-voz Themba Maseko disse: "O sucesso do torneio dependente de nossa hospitalidade como um país anfitrião. Afinal, esta ainda é a nossa Copa do Mundo. Cabe a nós fazer dela um sucesso."
Funcionários da seleção da África do Sul recebem mensagens pela internet do tipo "Madiba disse que tudo parece impossível até que seja feito. Mantenha a fé". Madiba é como Mandela é carinhosamente chamado pelos amigos.
O The Times publicou também a foto da Mandela na capa com o título "a dor de Madiba". Nelson Mandela assistiu ontem ao funeral de sua bisneta Zenani Mandela, de 13 anos, morta em um acidente de trânsito na madrugada do dia 11, após sair do show de abertura do Mundial.
O presidente da Associação Sul-Africana de Futebol (Safa), Kirsten Nematandani, disse ao The Times que se reunirá com o treinador Carlos Alberto Parreira e sua equipe hoje. "Eu vou dizer-lhes para andar de cabeça erguida, independentemente da derrota. Na vida, se você não se deparar com turbulência, você nunca vai aprender nada. Continuamos a convocar a nação a apoiar nossos meninos".
Clique no infográfico abaixo para ter outras informações sobre a Copa do Mundo: