Bélgica estreia na Copa diante da Argélia

Bélgica estreia na Copa diante da Argélia

Partida às 13h será a primeira do grupo H no Mineirão

Lancepress

Bélgica e Argélia se enfrentam no Mineirão

publicidade

Chegou a hora da verdade para a Bélgica. Apontada como provável sensação da Copa do Mundo após campanha invicta e praticamente perfeita nas Eliminatórias e contando com jogadores como Hazard, Fellaini e Lukaku, a seleção do técnico Marc Wilmots entra em campo pela primeira vez na Copa no Brasil diante da Argélia, em duelo que abre o Grupo H do Mundial e será realizada a partir das 13h, no Mineirão.

A Bélgica, que não disputava uma Copa desde a edição de Coreia do Sul/Japão em 2002, disputará o seu Mundial de número 12. O melhor desempenho belga foi em 1986, no México, quando terminou em quarto lugar tendo Enzo Scifo como destaque. A Argentina foi a algoz nas semifinais, enquanto que a França venceu na disputa pelo terceiro lugar.

Cabeça de chave do Grupo H, a Bélgica sobrou no Grupo A das Eliminatórias da Europa para a Copa, que ainda contava com Croácia, Sérvia, Escócia, País de Gales e Macedônia. Foram 26 pontos graças a oito vitórias e dois empates. Apenas Alemanha e Holanda, que somaram 28 pontos, foram melhor. Tal desempenho gerou grande expectativa sobre o desempenho belga no Mundial, pois esses resultados foram conquistados por uma geração talentosa. Courtois, Kompany, Vermaelen, Vertonghen, Fellaini, Hazard e Lukaku, por exemplo, pertencem a grandes clubes europeus.

E para o primeiro compromisso em solo brasileiro, a Bélgica ainda não está definida. Wilmots, ex-jogador da seleção belga – esteve em campo na eliminação para o Brasil no Mundial de 2002 – faz mistério para divulgar os 11 titulares. A tendência é que a linha de quatro defensiva seja a mesma que atuou no amistoso diante da Tunísia, o último antes da viagem ao Brasil. Já no ataque, Mertens leva ligeira vantagem sobre Mirallas.

Argélia e sua legião fracesa no Brasil

A Copa no Brasil será a quarta da história argelina em Copas do Mundo. Na primeira, em 1982, a Argélia só não avançou de fase pelo saldo de gols. Venceu a poderosa Alemanha Ocidental, foi derrotada pela Áustria na sequência, venceu o Chile no último jogo, mas acabou ficando em terceira na chave. Teve os mesmos quatro pontos que Alemanha e Áustria, mas o saldo zerado impediu a classificação. Em 1986 e 2010, a Argélia também foi eliminada, mas sem destaque.

O adversário da Bélgica se chama Argélia, mas bem que poderia ser uma França "B". São 16 jogadores nascidos na França entre os 23 convocados para a Copa-2014. E entre esses atletas, estão jogadores como o zagueiro e capitão Bougherra, os apoiadores Feghouli e Taïder e o atacante Ghilas. Os três últimos atuam por Valencia, Inter de Milão e Porto, respectivamente.

A tendência é que a Argélia tenha a base do último amistoso antes do Mundial, quando venceu a Romênia, por 2 a 1, na Suíça. Soudani, autor de dez gols no último Campeonato Português pelo Sporting, é a referência ofensiva do time. Ele foi o artilheiro argelino nas Eliminatórias com cinco gols em sete partidas.

Grupo H

Bélgica
Courtois, Alderweireld Kompany, Van Buyte, Vertonghen Witsel, Fellaini, De Bruyne, Mertens, Lukaku, Hazard. Técnico: M. Wilmots

Argélia
M'Bolhi, Bougherra, Ghoulam, Medjani, Cadamuro, Bentaleb, Mostefa, Taider, Feghouli, Djabou, Soudani. Técnico:Halilhodzic

Árbitro: Marco Rodríguez (MEX)

Local: Mineirão, Belo Horizonte, Minas Gerais

Início: 13h.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895