Copa do Mundo

Cafusa é nome da bola da Copa das Confederações

Ex-jogador Cafu apresentou a redonda durante sorteio dos grupos da competição

Cafu apresentou a bola durante sorteio dos grupos
Cafu apresentou a bola durante sorteio dos grupos Foto : Christophe Simon AFP / CP
Coube ao ex-jogador Cafu apresentar a bola exclusiva para a Copa das Confederações de 2013, durante sorteio dos grupos realizado neste sábado. "Cafusa" – iniciais de carnaval, futebol e samba – tem cores vivas e tem a mesma tecnologia da Tango 12, usada na Eurocopa deste ano.

Capitão da Seleção Brasileira na conquista do pentacampeonato em 2002, Cafu fez uma brincadeira com o nome escolhido e elogiou a bola. "Ela é 100% brasileira, ficou linda. Tenho certeza de que dará um show de gols", disse.

A bola possui a mesma tecnologia da Tango 12, que foi usada na Eurocopa deste ano, e fará sua estreia no Mundial de Clubes da Fifa, agora em dezembro, no Japão, no qual o Corinthians é o representante brasileiro. A "Cafusa" é composta por 32 gomos ligados entre si por união térmica. A bola é branca com elementos em tons de verde, amarelo e preto. Traz ainda o desenho do Cruzeiro do Sul, que está simbolizado na bandeira do Brasil.

Em 2009, a Adidas já havia desenvolvido uma bola específica para a Copa das Confederações na África do Sul. A "Kopanya" trazia elementos tradicionais e modernos e também tinha cores vibrantes, mas com muitos detalhes em preto. A bola da edição de 2013 do torneio ficou mais branca e também manteve a tradição de simbolizar o país-sede.

Para a Copa das Confederações no Brasil, a Fifa já definiu que utilizará a tecnologia para verificar se a bola ultrapassou a linha do gol. A entidade ainda não decidiu se utilizará uma bola com chip ou se os detectores ficarão nas traves. De qualquer maneira, para a Adidas, a solução escolhida é indiferente.

Bookmark and Share