Copa do Mundo

Carlos Simon é confirmado como árbitro brasileiro na Copa

Gaúcho irá para o terceiro Mundial

Simon é confirmado em mais uma Copa
Simon é confirmado em mais uma Copa Foto : Luis Gonçalves / CPMemória
O árbitro gaúcho Carlos Simon foi confirmado nesta sexta na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Os auxiliares Roberto Braatz, do Paraná, e o gaúcho Altemir Haussmann também estarão na competição.

Simon irá para o seu terceiro Mundial. Ele participou das Copas de 2002, no Japão e na Coréia do Sul,  e de 2006, na Alemanha. Dessa vez, inclusive, ele é o mais velho entre os 90 profissionais, entre árbitros e assistentes, que irão trabalhar na África do Sul: atingirá a idade limite de 45 anos em setembro.

O trio brasileiro é um dos seis que representarão a Conmebol nesta edição do Mundial. A Uefa é quem terá o maior número de árbitros na Copa da África do Sul, com um total de 10. Enquanto isso, serão quatro da Ásia, quatro da África, quatro da Concacaf e apenas dois da Oceania.

A lista de 30 trios, fechada nesta sexta-feira, após reunião da Comissão de Arbitragem da Fifa em Zurique, na Suíça, vem sendo elaborada desde 2007, quando 54 árbitros foram pré-selecionados. Agora, os 90 escolhidos farão um período especial de treinamentos no próximo mês.

Em maio, a Fifa promete realizar uma avaliação final dos 30 trios de arbitragem selecionados, para poder, então, definir quais serão os titulares e os reservas durante a disputa da Copa. No mesmo período, também serão escolhidos os que irão apitar na primeira rodada do Mundial.

Confira os 30 árbitros da Copa do Mundo:



Carlos Eugênio Simon (Brasil)

Carlos Amarilla (Paraguai)

Hector Baldassi (Argentina)

Jorge Larrionda (Uruguai)

Pablo Pozo (Chile)

Oscar Ruiz (Colômbia)

Khalil Ibrahim Al Ghamdi (Arábia Saudita)

Ravshan Irmatov (Usbequistão)

Subkhiddin Mohd Salleh (Malásia)

Yuichi Nishimura (Japão)

Mohamed Benouza (Argélia)

Koman Coulibaly (Mali)

Jerome Damon (África do Sul)

Eddy Allen Maillet (Seychelles)

Joel Aguilar Chicas (El Salvador)

Benito Archundia (México)

Carlos Alberto Batres (Guatemala)

Marco Antonio Rodrigues Moreno (México)

Michael Hester (Nova Zelândia)

Peter O''Leary (Nova Zelândia)

Olegário Bartolo (Portugal)

Massimo Busacca (Suíça)

Frank de Bleeckere (Bélgica)

Martin Hansson (Suécia)

Viktor Kassai (Hungria)

Stephane Lannoy (França)

Roberto Rosetti (Itália)

Wolfgang Stark (Alemanha)

Alberto Undiano Mallenco (Espanha)

Howard Webb (Inglaterra)

Com informações da Agência Estado.