Costa Rica vence Japão com gol no fim e volta a lutar pela classificação na Copa do Mundo
Depois de ser goleada por 7 a 0 na estreia, seleção costa-riquenha surpreendeu japoneses e deixa Grupo E, que ainda tem Alemanha e Espanha, em aberto
publicidade
A Copa do Mundo sempre reserva surpresas e emoções. Depois de ser goleada inapelavelmente pela Espanha por 7 a 0, a Costa Rica se recuperou, venceu o Japão por 1 a 0 no estádio Ahmed bin e ainda tem chances de classificação no Grupo E. O duelo aconteceu na manhã deste domingo, que ainda tem, às 16h, Alemanha x Espanha. O gol da partida foi marcado pelo meia Fuller, aos 35 minutos do segundo tempo.
Com a vitória, mesmo atrasada no saldo de gols, a Costa Rica está empatada com Japão e Espanha, que tem três pontos. Na última rodada, na quinta-feira, a seleção costa-riquenha encara os espanhóis e os japoneses, que poderiam ter garantido classificação hoje, enfrentam a Espanha. Os confrontos acontecem às 16h.
O jogo
Japão e Costa Rica conseguiram se anular durante toda a primeira etapa. Emoções faltaram nos 45 minutos iniciais. As equipes trocaram passes em seu campo de defesa e não levaram perigo ou arrancaram o "Uh" das arquibancadas. Embalada pela vitória diante da poderosa Alemanha, a seleção japonesa até teve mais a posse. Os costa-riquenhos, por sua vez, mostraram uma maior estabilidade defensiva depois dos 7 gols sofridos contra a Espanha. O goleiro Keylor Navas praticamente não trabalhou antes do intervalo.
No segundo tempo, o Japão voltou modificado e mais intenso. Logo aos cinco minutos, o meia Endo obrigou o goleiro Navas a boa defesa em chute de fora da área. Com o transcorrer o duelo, os ataques reduziram e o jogo se encaminhava para mais um sonolento 0 a 0 no Catar. No entanto, aos 35 minutos, o meia Fuller experimentou de fora da área e abriu o placar. O goleiro Gonda foi mal no lance, até tocou na bola, mas não conseguiu evitar a bola de morrer nas redes. Foi o primeiro chute a gol da Costa Rica na Copa e o único em todo o jogo.
Atrás no placar, o Japão foi ao ataque e levou perigo em cruzamentos em sequência. Soberano no alto, Navas ficou com a bola e garantiu o resultado para a Costa Rica, recolocando eles na luta pela classificação.