Copa do Mundo

Em decisão antecipada, Brasil e Holanda duelam por lugar na semifinal

Correio do Povo acompanha a partida em tempo real, com os comentários de Hiltor Mombach e Juremir Machado da Silva

Em decisão antecipada, Brasil e Holanda duelam por lugar na semifinal
Em decisão antecipada, Brasil e Holanda duelam por lugar na semifinal Foto : AFP
Mais que um jogo, quase uma final antecipada da Copa do Mundo. É nesse clima que Brasil e Holanda pisam no gramado do estádio Nelson Mandela Bay, da cidade de Port Elizabeth, às 11h desta sexta-feira. O vencedor se garante entre os quatro melhores do Mundial e mantém vivo o sonho de levantar a taça Fifa em 11 de julho.

Confira um slideshow especial da Copa do Mundo

As seleções já se enfrentaram três vezes em Copas do Mundo. Quem passou sempre foi até a final da competição. Apenas em 1974, no auge do Carrossel Holandês, comandado por Cruyff, eles se deram melhor. Em 1994 e 1998, quem seguiu em frente foi a Seleção Brasileira. Nessas duas vezes, Dunga, hoje técnico, estava em campo com a camisa 8 verde-amarela.

Dunga quer reviver 1994

O treinador tem viva a lembrança da vitória na campanha do tetra: “Aquele jogo significou muito para a nossa equipe, porque mostramos uma incrível maturidade. O Branco tinha acabado de entrar no time e foi ele quem mudou as coisas a nosso favor. Isso mostrou a força do grupo”, destacou ao site da Fifa.

Com problemas de lesão no grupo, Dunga ainda tem dúvidas quanto à escalação. Felipe Melo e Júlio Baptista treinaram nesta quinta-feira, mas não têm presença garantida. Certo são os desfalques de Ramires, suspenso, e Elano, machucado desde o confronto com a Costa do Marfim, na segunda rodada.

Brasil impõe respeito

Ainda assim, o Brasil é bastante respeitado. O técnico holandês Bert Van Marwijk, que já havia dito que a equipe brasileira transmite uma “arrogância positiva”, admitiu que duelará contra o adversário mais difícil até agora na África do Sul: “Pela primeira vez, a Holanda não entra como favorita numa partida”.

Para tentar impedir o hexa brasileiro e seguir na luta para pintar o mundo de laranja, Van Marwijk aposta as fichas na dupla Snijder e Robben. Os dois jogadores estão confirmados para enfrentar o Brasil.

Correio do Povo transmite em cobertura especial

Para acompanhar o jogão de bola das quartas de final, o Correio do Povo preparou uma cobertura especial. O site do CP transmitirá em tempo real, com as participações via Twitter do colunista Juremir Machado da Silva e do editor de esportes, Hiltor Mombach, diretamente de Port Elizabeth. Os internautas, como sempre, poderão enviar dúvidas e opiniões através dos comentários.

Holanda: Stekelenburg; Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst; De Jong, Van Bommel e Sneijder; Kuyt, Van Persie e Robben. Técnico: Bert Van Marwijk.

Brasil: Julio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Daniel Alves e Kaká; Robinho e Luís Fabiano. Técnico: Dunga.

Árbitro: Yuichi Nishimura (Japão).

Local:
estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth (África do Sul).