Em ritmo de coletivo, tirando o pé e trocando passes, o Brasil venceu fácil o Zimbábue, nesta quarta-feira, no primeiro amistoso da Seleção antes da Copa do Mundo. No próximo dia 7, o Brasil terá novo teste contra a Tanzânia. Michel Bastos, aos 40 minutos de jogo abriu o placar da partida. Robinho, aos 43 anotou o dele. O terceiro gol saiu dos pés do Elano, aos 12 minutos da etapa complementar.
O jogo, entretanto, teve duas más notícias. O goleiro Julio César deixou o campo sentindo dores lombares logo aos 20 minutos. O meia Kaká, que ainda volta de lesão, mostrou que está sem ritmo de jogo. Sua saída, no segundo tempo, melhorou o time.
Zimbábue tentou dar o tom do primeiro tempo
A Seleção começou o jogo disposta a analisar o adversário. Sempre trocando passes, desde a defesa até o ataque. O gramado ruim do estádio Nacional fazia a bola quicar, sem chegar com qualidade. Enquanto os jogadores brasileiros se poupavam, tirando o pé das divididas, os atletas do Zimbábue partiam para o tudo ou nada. O jogo contra a Seleção pentacampeã do mundo parou o país. Os funcionários foram liberados do trabalho mais cedo. O amistoso foi encarado como um investimento pelo governo do Zimbábue, que deseja mudar a imagem do país e assim atrair mais turistas.
Com tudo isso, a seleção local entrou em campo disposta a não decepcionar os torcedores e tirou proveito da falta de reação do time brasileiro. A recompensa veio aos 18 minutos de jogo. Julio César saiu mal no gol e Karuru, no mano a mano com o Lúcio, chutou forte. Sorte do Brasil que falta qualidade aos jogadores do Zimbábue. A bola saiu pela linha de fundo. O goleiro brasileiro se machucou no lance e deixou o campo com dores lombares. Gomes assumiu o gol brasileiro na metade do primeiro.
O Zimbábue seguiu chegando forte, parando os jogadores do Brasil com carrinhos e faltas duras. Aos 26 minutos, o Brasil levou mais um susto com Mussona, que aproveitou que Gomes saiu mal da defesa e tocou a bola na trave. Aos 40 minutos de jogo, Michel Bastos, em uma linda cobrança de falta, abriu o placar. Um golaço. Três minutos depois Maicon tocou a bola para Robinho que, de primeira, na entrada da área, anotou o dele. O Brasil mesmo desinteressado. Terminou o primeiro tempo vencendo o Zimbábue por 2 a 0.
Segundo tempo em ritmo de rachão
Dunga mudou a time brasileiro no segundo tempo. Kaká, que demonstrou estar fora de ritmo de jogo, foi substituído Júlio Baptista. Maicon e Lúcio foram sacados do time para a entrada de Daniel Alves e Luizão. As mudanças, entretanto, não mudaram no cenário da partida, que seguiu em ritmo de coletivo. Os jogadores do Brasil trocavam passes tentando, lentamente, chegar ao ataque. E chegaram. Aos 12 minutos da etapa complementar, Daniel Alves tabelou com Júlio Baptista, que devolveu com toque de letra para Elano. O meia estava dentro da área e só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo do gol de Sibanda.
O terceiro gol decretou o fim do amistoso para o Brasil e o começo do rachão. O técnico Dunga passou a testar jogadores. Luís Fabiano saiu do jogo para a entrada de Grafite. Robinho, muito interessado e destaque do Brasil no amistoso, foi substituído por Nilmar. O técnico Norman Mapeza, do Zimbábue, também tentou aplicar mudanças na equipe. Mas os reservas não demostraram força produtiva superior aos titulares. O time ainda tentou levar perigo aos 15 minutos de jogo, Antipas apareceu livre na área de Gomes e chutou. Por milímetros a bola não parou no fundo da rede do Brasil.
Nas arquibancadas, entretanto, a animação de milhares de torcedores do Zimbábue seguiu inabalável. De posse das terríveis vuvuzelas, os espectadores africanos não deixaram de celebrar a presença dos pentacampeões mundiais em campo. O Brasil volta a jogar no próximo dia 7, quando enfrenta a seleção da Tanzânia. O jogo será o último antes da estreia na Copa, contra a Coreia do Sul, no dia 15 de junho.
FICHA TÉCNICA:
Zimbábue 0
Sibanda; Jambo, Markonese (Sweswe), Mwanjali e Mapemba; Rambanepasi (Alumenda), Nengomasha e Karuru (Nkhata); Benjani (Nyomi), Musona e Antipas (Mushekwi)
Técnico: Norman Mapeza
Brasil 3
Júlio César (Gomes); Maicon (Daniel Alves), Lúcio (Luisão), Thiago Silva e Michel Bastos; Felipe Melo, Gilberto Silva, Elano e Kaká (Júlio Baptista); Robinho (Nilmar) e Luís Fabiano (Grafite)
Técnico: Dunga
Gols: Michel Bastos (40/1), Robinho (43/1) e Elano (12/2)
Árbitro: Abdul Basit Ebrahim (África do Sul). Auxiliares: Somi Luyanda e Rezeers Andren (ambos da África do Sul)
Horário: 10h30min (hora de Brasília).
Local: estádio Nacional, em Harare (Zimbábue)
Em ritmo de coletivo, Brasil vence fácil o Zimbábue
Seleção aplicou 3 a 0 no primeiro amistoso em terras africanas