Na última medição feita, no dia 30 de novembro, a reforma estava 79% concluída, faltando colocar assentos, cobertura, gramado e acabamento. Também estão em execução obras intramuros, que envolvem o entorno mais próximo do estádio, como as bilheterias.
Sobre a demolição do prédio do antigo Museu do Índio, a Emop informou que fez a licitação no dia 20 de dezembro e o contrato deve ser assinado nos próximos dias. A empresa vencedora, Compec Construções e Locações, vai receber R$ 586.058,95 e terá 30 dias para executar o serviço. Segundo o governo do estado, o objetivo da demolição “é abrir espaço para a transformação do Complexo do Maracanã em uma grande área de entretenimento, necessária para que o futuro complexo atenda às necessidades de escoamento e circulação de público nos padrões internacionais”.
A derrubada da Escola Municipal Friedenreich deve ocorrer após a transferência dos alunos para outro local, com previsão para as férias escolares de 2013/2014. O Parque Aquático Júlio Delamare está funcionando, mas o projeto apresentado pelo governo prevê sua demolição. Já o Ginásio Célio de Barros, apesar de fechado temporariamente, não deve ser demolido.
A urbanização do entorno do Maracanã está a cargo da prefeitura carioca e, segundo a Secretaria Municipal de Obras, começou há um ano, com investimento de quase R$ 110 milhões, e está dentro do cronograma, devendo ser entregue em junho deste ano. O projeto inclui a construção de uma passarela ligando a Quinta da Boa Vista ao Maracanã, calçadas, obras de infraestrutura e paisagismo com ciclovia e área de recreação.