O técnico Vicente del Bosque admite algumas mudanças, mas nem fala em quantas, muito menos em quais. De qualquer forma, o treinador mantém a calma e lembra que nada está perdido. Muito pelo contrário.
"Estamos muito doloridos, mas temos uma chance de seguir adiante. Temos que entender as críticas após essa derrota, mas não podemos perder a nossa identidade, não vamos fazer isso", disse Del Bosque em coletiva nesta terça, no Maracanã, rechaçando que pensa em uma goleada sobre o Chile para recuperar o saldo de gols.
"Pensar nisso seria antidesportivo. Penso em vencer a partida. Temos que ser valentes e agressivos".
De acordo com a imprensa espanhola, Del Bosque vai promover uma série de alterações. Xavi, símbolo do futebol espanhol nos últimos anos, deve dar vaga a Koke. Piqué, outro "medalhão", deve ser barrado. Pedro, Juanfran e Torres também podem começar a partida.
Chile quer garantir vaga
Do outro lado, o técnico Jorge Sampaoli valoriza a possibilidade de eliminar o atual campeão do mundo. Se o Chile vencer a Fúria, e a Holanda derrotar a Austrália, os classificados do Grupo B já estarão definidos. Mas se os sul-americanos saírem derrotados, terão que vencer a Laranja na rodada derradeira.
"A partida contra a Espanha é muito importante para nós e para eles. Cada partida é fundamental para a classificação. Com a maturidade dos jogadores da Espanha, já superaram o que aconteceu contra a Holanda. A eliminação dos últimos campeões seria histórico. Tirá-los de uma Copa seria uma motivação para nós", disse Sampaoli, que não deverá contar com Vidal, também no Maracanã.
Grupo B - Copa do Mundo
Espanha
Casillas, Juanfran, Javi Martínez, Sergio Ramos e Jordi Alba; Busquets, Koke e Iniesta; David Silva, Pedro e Fernando Torres. Técnico: Vicente del Bosque
Chile
Bravo, Isla, Medel, Jara e Mena; Aránguiz, F. Gutiérrez (Vidal), Díaz e Valdívia; Vargas e Sánchez. Técnico: Jorge Sampaoli
Local: Maracanã (RJ)
Hora: 16h (de Brasília)
Árbitro: Mark Geiger (EUA)
Auxiliares: Mark Hurd (EUA) e Joe Fletcher (CAN)