“Nós, junto com os governadores e prefeitos, estamos tomando todas as providências. Nos estádios, temos um esforço imenso, como o caso aqui de Fortaleza, que está em construção. Mas eles têm que ficar prontos até dezembro de 2013, para se ter uma questão tranquila e confortável. Temos outros que estão um pouquinho mais demorados, mas, segundo a última avaliação e monitoramento, todos ficarão prontos”, disse.
A presidente destacou que o governo trabalha para ampliar os aeroportos mais congestionados do País de olho não só na Copa, mas também no próximo período de férias escolares, para o qual se espera um aumento muito grande de viagens.
“Vamos fazer um processo de concessão em que a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) vai ficar com 49% e a iniciativa privada com o restante”, disse ela, que explicou o acordo feito com governadores e prefeitos das cidades que receberão os jogos.
O Palácio do Planalto entrou em acordo com os representantes estaduais e municipais para que entrem no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa do Mundo somente as obras que forem licitadas até o final do ano. “O que não for licitado ficará na prioridade, mas terá que ficar pronto a dezembro de 2013.” O acordo foi fechado em junho.
Além disso, a Telebras já investe para melhorar o serviço de banda larga nas cidades que sediarão os jogos. “Temos que ter uma estrutura de transmissão para dar acesso às televisões do mundo que vêm cobrir o evento. Todas as empresas de telefonia que desejarem vão participar do processo. Queremos ter em torno dessas cidades uma estrutura muito importante de transmissão de imagem, de dados, de voz”, destacou.