Gana vence jogo eletrizante contra Coreia e complica Uruguai no grupo H

Gana vence jogo eletrizante contra Coreia e complica Uruguai no grupo H

Time africano cedeu o empate mas fez o terceiro gol aos 22 minutos do segundo tempo

Felipe Uhr

Com a vitória, africanos mantêm chances de classificação

publicidade

Foi um jogo emocionante. Sem vencer na primeira rodada, Coreia e Gana protagonizaram no estádio Cidade da Educação um dos jogos mais efervescentes desta edição da Copa do Mundo. Gana saiu na frente no primeiro tempo com gols de Salisu e Kudus. Sem nada a perder, a Coreia empatou em dois lances, aos 15 e aos 17 minutos com dois gols de cabeça de Cho Gue-Sung. Já no segundo tempo, Kudus apareceu novamente para fazer 3 a 2 e dar números finais ao confronto válido pelo grupo H. 

Com o resultado, Gana chegou aos três pontos e complicou a situação do Uruguai. E justamente as duas equipes irão se enfrentar na última rodada do grupo H, na próxima sexta-feira. A Coreia do Sul, com apenas um ponto praticamente se despede da Copa e faz o seu último jogo contra Portugal precisando da vitória. 

Gana sai na frente na primeira etapa 

O primeiro tempo começou disputado e de movimentação, porém, sem grandes chances para ambas as seleções. Mesmo precisando da vitória Gana e Coreia pouco criaram ofensivamente na primeira etapa que começou com o time asiático melhor e indo em busca do gol. A primeira metade da etapa inicial foi dominado pela Coreia que tentava penetrar, mas esbarrava em uma forte retranca africana.

Aos 17 minutos, já eram 7 escanteios a favor da Coreia contra nenhum de Gana.  Porém, o futebol é decidido por quem balança a rede. Aos 23 minutos os africanos abriram o placar com Salisu que aproveitou o cruzamento na área e fez um a zero para Gana. O gol foi uma ducha de água fria nas pretensões coreanas e deixou a equipe mais à vontade. Dez minutos depois com mais uma bola alçada na área, Kudus de cabeça ampliou o placar.

O gol praticamente aniquilou as forças da Coreia que só conseguiu responder aos 45 minutos com um chute de Jung Woo-Young . A bola passou ao lado da meta de Ati Zigi. Já nos acréscimos Gana quase fez o terceiro gol após cobrança de escanteio quando Jordan Ayew  bateu fechado mas  Kim Seung-Gyu defende o queria o gol olímpico. Foi o último lance dos 45 minutos iniciais.

Coreia empata mas cede a derrota e se complica no torneio 

No segundo tempo, sem alternativa a Coreia foi para o tudo ou nada. Aos sete minutos, a primeira grande defesa do goleiro ganes Ati Zigi que espalmou a cabeçada de Cho Gue-Sung. O gol do desconto veio em seguida, aos 15 minutso. Se na primeira o goleiro evitou, dessa vez não deu e o mesmo Cho Gue-Sung fez o da Coreia. O gol fez a Coreia renascer novamente e o jogo pegou fogo. A blitz coreana deu certo e o empate veio no lance seguinte novamente com Cho Gue-Sung, de novo de cabeça. Apesar dos gols sofridos, Gana não se abateu e foi em busca do placar novamente.

E foi em uma jogada pela esquerda que novamente Gana ficou a frente do marcador. Mensah cruzou rasteiro para a área.  Iñaki Williams fura mas  Kudus não perdoou e o pé esquerdo, cruzado, colocou no fundo das redes de Kim Seung-Gyu que não conseguiu impedir que a bola entrasse. A resposta coreana veio aos 29 minutos com a falta cobrada por Lee Kang-In. Ati Zigi fez um bela defesa e colocou a bola para a linha de fundo. No minuto seguinte, na pressão coreana, o zagueiro  impediu que o chute de Kim Jin-Su entrasse e tirou a bola em cima da linha.

O que se viu dali em diante foi uma pressão grande da Coreia com bolas na área e chutes que esbarravam na zaga africana. Aos 49 minutos, já nos acréscimos o goleiro  Ati Zigi fez um novo milagre e impediu o empate coreano no chute de  Cho Gue-Sung. Os cinco minutos restantes foram de intensa pressão. O alívio só veio com o apito final em uma jogada de escanteio que o juiz não deixou cobrar.

Era Festa africana no estádio Cidade da Educação e em meio às reclamações dos coreanos que queriam bater o escanteio. Não teve jeito, era o fim da partida Com muita garra e superação Gana conseguiu segurar o placar e vencer uma das partidas mais emocionantes até aqui no Catar.

 

Copa do Mundo 2022 - Grupo H 

Coreia do Sul 2

Kim Seung-Gyu; Kim Moon-hwan, Kim Min Jae (Kwon Kyung-Won) , Kim Young-Gwon, Kim Jin-Su; Hwang In-beom, Jung Woo-young (Hwang Ui-Jo), Kwon Chang-Hoon(Lee Kang-In); Jeong Woo-Yeong (Na Sang-ho), Cho Gue-Sung e Son Heung-min.  Técnico: Paulo Bento

Gana 3

Lawrence Ati-Zigi; Lamptey, Daniel Amartey, Mohammed Salisu, Mensah(Rahman Baba); Thomas Partey, Abdul Samed, Mohammed Kudus(Djiku); André Ayew (Sulemana), Iñaki Williams e Jordan Ayew . Técnico: Otto Addo

Árbitro: Anthony Taylor
Assistentes: Gary Beswick, Adam Nunn e Kevin Ortega
Local: Estádio Cidade da Educação


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895