Copa do Mundo

Inter garante que projeto Beira-Rio para Copa de 2014 não foi reprovado pela Fifa

Reportagem do jornal Folha de São Paulo diz que Comitê Organizador Local não descarta troca de estádios

Na tarde deste sábado, o vice-presidente de patrimônio do Inter, Emídio Ferreira, garantiu que o projeto de remodelação do Beira-Rio para a Copa do Mundo de 2014 não foi criticado pelo Comitê Organizador Local da Fifa. Ferreira explica que o estádio já tem obras concluídas e que clube assinou um termo de compromisso estabelecendo prazo para terminar as obras até dezembro de 2012.

Neste sábado, a Folha de São Paulo publicou reportagem dizendo que Porto Alegre, Curitiba e São Paulo estavam com seus projetos fora dos padrões da Fifa e poderiam ficar sem jogos do Mundial de 2014.

“O Inter está atendendo a tudo o que a Fifa pediu. Uma das exigências que eles fazem é ter um campo perfeito. O Beira-Rio teve a sua drenagem nova concluída em janeiro deste ano. Antes do jogo contra o Emelec em Porto Alegre, pela Libertadores, choveu muito e mesmo assim o gramado estava impecável”, lembra.

Segundo Ferreira, as modificações que serão feitas no Beira-Rio correspondem à inclusão de cadeiras nas casamatas, criação de um novo vestiário, reformulação da cobertura e a colocação de uma nova iluminação. “Os trabalhos para serem finalizados são pequenos, são perfumaria. Fizemos uma reunião em que o presidente do Inter, Vitório Piffero, decidiu que se o clube não obtiver a isenção fiscal nas obras até o mês junho, a instituição começará por si as modificações que restam”, completa.

Piffero argumenta que o governo de São Paulo está atrasando o projetos Beira-Rio, Arena da Baixada e do Morumbi. "Eles estão segurando o acordo com o Conselho Nacional de Política Fazendária, o que seria um desconto importante. A última notícia que temos que é que não vai haver desconto na área federal de impostos", sublinha.

A secretaria da Copa, por intermédio do seu assessor de imprensa Giuliano Thaddeu, afirmou que desconhece informações a respeito da retirada do projeto do Beira-Rio para a Copa do Mundo de 2014. “As inspeções da Fifa foram feitas sem problema algum, e o Inter já tinha feito estudos  enviados. O que exista talvez de dúvida é em relação às modelagens econômicas. A obra do Beira-Rio está orçada em R$ 130 milhões, o que é muito pouco se considerarmos que em outras cidades-sede os estádios estão sendo construídos do zero e, portanto, custarão mais caro”, pondera.

Informações publicadas pelo jornal Folha de São Paulo dão conta de que o Comitê Organizador Local da Copa-2014 já questiona três estádios privados do evento: Morumbi, Beira-Rio e Arena da Baixada. A reportagem ainda alerta que há a possibilidade de alterações de arenas previstas para o Mundial ou de cidades-sedes, segundo o organismo.

O periódico afirma que os projetos dos três estádios privados estão sendo reprovados sucessivas vezes em avaliações técnicas da Fifa. Há o temor de que os clubes não tenham recursos para as obras e estejam empurrando a solução para a frente, tentando ajuda emergencial do governo.