E os números de Luiz Gustavo se destacam em todos os itens de estatísticas da Fifa nos jogos da Seleção. O volante (ou cabeça-de-área) é o homem invisível do time que tem a melhor defesa do mundo, segundo o coordenador técnico Carlos Alberto Parreira, e o atacante Neymar como um dos cinco melhores do planeta, segundo o técnico Luiz Felipe Scolari. "Eu já disse algumas vezes que não faço questão alguma de ser conhecido. Procuro sempre me sentir satisfeito. Gosto de me doar, é meu prazer, minha satisfação", afirma.
No esquema 4-2-3-1 de Felipão, Luiz Gustavo ajuda na saída de bola e distribui o jogo quando o time tem a bola. E ajuda a cobrir os buracos nas laterais provocados pelos muitos avanços de Daniel Alves e Marcelo, além de dar o primeiro combate ao meia mais criativo do adversário.
Para Luiz Gustavo, o empate contra o México não causou preocupação para o time do Brasil. "O mais importante na primeira fase é pontuar. A gente teve chances mais claras para ganhar, mas isso é Copa do Mundo, as dificuldades são normais", afirmou.