Confira um slideshow especial da Copa do Mundo
O primeiro tempo entre França e México começou equilibrado. A marcação das duas equipes imperou durante boa parte do jogo, mas os franceses tomaram a iniciativa. Com faltas próximas da área, o time de Raymond Domenech tentava chegar com perigo. Malouda, escalado para dar mais poder ofensivo para a França, não conseguiu render o seu melhor.
Ribéry, muito marcado, sucumbiu aos desarmes do meio-campo mexicano. Aos poucos, o México mostrou as suas armas. O lateral-esquerdo Carlos Salcido, melhor figura do primeiro tempo, criou boas oportunidades.
Aos 11 minutos aparece a primeira chegada dos mexicanos. Franco fintou Gallas e bateu forte sobre o gol de Lloris. Aos 18, Salcido recebeu à vontade para concluir de fora da área. O arremate saiu forte e rasteiro, bem próximo. Já na metade da etapa inicial, a França não conseguia produzir chances reais. O centroavante Anelka esteve isolado e sentiu falta da parceria de Gouvou no setor ofensivo.
Aos 27 minutos, o México realizou a sua última escapada. Salcido, em velocidade pela esquerda, fintou Sagna e entrou na área. A bola ficou para a perna direita e assim mesmo ele chutou. O arremate foi defendido pelo goleiro Lloris. Foi única grande chance do primeiro tempo.
Para quem aguardava uma França mais forte, ficou decepcionado. O México foi muito mais time nos primeiros 45 minutos em Polokwane.
Oportunismo mexicano liquida a França
A etapa complementar entre França e México não foi pautada pela qualidade. Poucos lances individuais surgiram no princípio do segundo tempo. Até os 16 minutos, nenhuma das duas equipes conseguia chegar com perigo às duas metas.
A falta de criatividade cessou aos 17, quando Hernandez recebeu livre na intermediária e partiu sozinho para o gol da França. O meia mexicano driblou goleiro Lloris e tocou a bola para o gol. O placar estava aberto.
Em desvantagem, os franceses partiram em busca do gol. Valbuena entrou no lugar de Gouvou, outro personagem sumido. O México, apesar de não ter o domínio técnico, controlava as ações ofensivas. Com contra-ataques, ameaçava ampliar o escore. Giovani dos Santos era o principal armador.
Na metade do segundo tempo, a partida ficou truncada. A França tropeçava na própria ansiedade, e o México não respondia com a precisão do início do jogo. As faltas próximas da grande área não eram aproveitadas. Aos 34 minutos, Barrera, que tinha entrado ainda no primeiro tempo, escapou pela esquerda. Foi para cima de Abidal dentro da área. O zagueiro francês cometeu falta e juiz marcou o pênalti.
Blanco partiu para cobrança e, com categoria, ampliou o placar no estádio Peter Mokaba. A França, que era só esperança pelo empate, desmoronou. Com 2 a 0 no placar, os mexicanos viram a classificação ficar mais perto. Depois disso, a ansiedade francesa entrou em campo e atrapalhou a reação. O México segurou o resultado com sabedoria.
A partida terminou e a França teve a sua classificação para a segunda fase prejudicada. México, por outro lado, se aproximou do líder Uruguai e precisa apenas de um empate para alcançar as oitavas da Copa do Mundo.
Copa do Mundo 2010 - Grupo A
França 0
Lloris; Sagna, Abidal, Galllas e Evra; Toulallan, Diaby e Frank Ribéry; Gouvou (Valbuena), Anelka (Gignac) e Malouda. Técnico: Raymond Domenech.
México 2
Pérez; Guardado, Osorio e Rodríguez; Salcido, Juárez (Hernandez), Márquez, Torrado e Giovanni dos Santos; Franco (Blanco) e Vela (Pablo Barrera). Técnico: Javier Aguirre.
Gols: Hernandez (M), 17/2º; Blanco (M), 34/2º
Árbitro: Khalil Al Ghamdi (Arábia Saudita)
Local: estádio Peter Mokaba, em Polokwane
Confira no gráfico abaixo a tabela da Copa e muito mais