Copa do Mundo

Ministro da Saúde aponta alta de casos de sarampo nos EUA: “quem vai para a Copa tem que estar vacinado”

Alexandre Padilha minimizou situação do seu visto e diz que “tiro saiu pela culatra” ao falar de parcerias com empresas americanas

Padilha alertou para alta de casos de sarampo nos Estados Unidos
Padilha alertou para alta de casos de sarampo nos Estados Unidos Foto : João Risi / MS

Alvo de restrição de visto pelos Estados Unidos desde o ano passado, quando o governo de Donald Trump tentou intervir no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado e puniu autoridades brasileiras, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez nesta sexta-feira, 17, um alerta sobre o aumento dos casos de sarampo em território americano.

Em entrevista à Rádio Eldorado, ele disse não estar acompanhando a situação de seu visto e ressaltou que "o tiro saiu pela culatra" ao mencionar que parcerias do Brasil com empresas americanas do setor continuam em andamento.

Em tom crítico ao isolamento americano, Padilha enfatizou que o aumento dos casos de sarampo é preocupante com a aproximação da Copa, que será disputada nos Estados Unidos, no México e no Canadá. "Quem vai para Copa do Mundo tem que estar atento e vacinado contra o sarampo", afirmou.

Veja Também

Filas para cirurgias

Na entrevista, Padilha também falou sobre a redução das filas para cirurgias, exames e consultas, mas alegou que a existência de um painel unificado para monitoramento do tempo de espera em todo o País depende das informações de Estados e municípios para estar consolidado ainda neste ano e permitir ações de planejamento. Em relação às cirurgias eletivas, ele destacou que foram realizados 14,9 milhões procedimentos, um aumento de 42% em 2022.