Copa do Mundo

Ministro diz que ficou constrangido com decisão sobre Morumbi

CBF anunciou hoje exclusão do estádio como local de jogos da Copa do Mundo de 2014

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, falou nesta quarta-feira, em Johanesburgo, África do Sul, sobre a exclusão do Morumbi como local de jogos da Copa do Mundo de 2014. Ele lamentou o não cumprimento dos prazos e dos procedimentos estabelecidos pela Fifa. “É constrangedor ter que explicar aqui na África do Sul como São Paulo ainda não tem um estádio para a Copa”, disse.

O ministro falou que cabe ao comitê paulista encontrar uma solução para que São Paulo também receba jogos da competição. “A palavra está com o comitê paulista” disse ele. “É impensável a maior cidade brasileira ficar de fora da Copa.” 

No comunicado, o Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014 e a Fifa informam que o Comitê da Cidade de São Paulo não enviou as garantias financeiras exigidas, nem cumpriu o prazo de entrega dos projetos para o estádio. “Sendo assim, fica excluído do projeto da Copa do Mundo de 2014 o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi", conclui o texto. O estádio é de propriedade do São Paulo Futebol Clube.

Ainda segundo o documento, Fifa e COL ficam à disposição da cidade de São Paulo para futuras discussões sobre a possibilidade de realização de jogos do Mundial na cidade.