Copa do Mundo

Negado pedido de suspensão das obras no Beira-Rio para a Copa

Juiz negou liminar entendendo que os autores da ação não apontaram irregularidades específicas

O juiz federal da Vara Ambiental, Agrária e Residual de Porto Alegre, Cândido Alfredo Leal Jr, negou uma liminar que pedia a suspensão das obras no estádio Beira-Rio para a Copa de 2014. O pedido era parte de uma ação popular que questionou ainda os empreendimentos a serem construídos nas áreas do antigo estádio dos Eucaliptos, do Olímpico e da futura Arena do Grêmio. Com a divisão do processo, só os questionamentos referentes ao Beira-Rio seguiram tramitando na Justiça Federal.

No processo, os autores pedem a anulação de todos os atos embasados na Lei Complementar municipal que definiu o regime urbanístico a ser adotado nas imediações do Beira-Rio, alegando que as obras no local ferem os requisitos para implantar esse tipo de construção. O grupo entende, ainda, que foi ilegal a mudança e a ampliação dos índices construtivos prevista pela Lei.

O magistrado entendeu que os documentos apresentados pelo Inter e pelo Ministério Público Federal comprovaram que os requisitos e procedimentos – inclusive ambientais – necessários para viabilizar os empreendimentos foram respeitados. Leal Jr considerou também que os autores não apontaram atos administrativos ou irregularidades específicas, nem comprovaram a possibilidade concreta e efetiva de prejuízos em função da obra.

Bookmark and Share