Copa do Mundo

Noruega faz 3 a 2 contra Senegal e garante classificação

Na liderança, Vikings vão à última fase podendo empatar com a França

Haaland marcou duas vezes na vitória norueguesa
Haaland marcou duas vezes na vitória norueguesa Foto : Justin Setterfield / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP / CP

Depois de atropelar o Iraque na estreia, a Noruega encontrou em Senegal um adversário mais combativo nesta segunda no Metlife Stadium, em Nova Jersey. Ainda assim, os Vikings conseguiram a vitória por 3 a 2, garantindo a classificação para a próxima fase.

O clima do início da partida, porém, era de preocupação. O lateral Julian Ryerson, um dos pilares da equipe norueguesa, sentiu um desconforto e precisou ser substituído com apenas 11 minutos de partida. Mas Marcus Pedersen, que entrou no lugar dele, logo se mostrou um dos trunfos da equipe.

Em uma partida em que os Vikings demoraram a conseguir furar o goleiro Édouard Mendy, foi Pedersen quem abriu o placar para a Noruega, aproveitando-se de um vacilo da defesa adversária no final do primeiro tempo.

Foi depois do intervalo, porém, que a partida ganhou ritmo. Dois minutos após a volta do intervalo, Odegaard puxou o contra-ataque e deixou Erling Haaland sozinho com o goleiro para ampliar o placar. Mas Senegal não demorou a reagir. Ismaïla Sarr recebeu de Sadio Mané dentro da área e descontou para os “Leões de Teranga”.

Veja Também

O terceiro da Noruega veio dez minutos depois, em uma confusão na área, a bola veio alta, e Haaland não desperdiçou a oportunidade. Na tentativa de fazer a defesa, o goleiro Mendy caiu mal e teve que ser substituído.

Senegal, porém, não esmoreceu. A defesa compensou a ausência do paredão e o ataque continuou procurando espaços entre a zaga dos Vikings. O alívio veio aos 47 do segundo tempo, de novo com Sarr, que recebeu livre no meio da área.

Senegal vai à última rodada precisando vencer o Iraque. Já a Noruega precisa apenas de um empate contra a França para avançar como líder do grupo.

Ficha

NORUEGA: Nyland, Ryerson (Pedersen), Ajer, Heggem e Wolfe; Berge, Aursnes (Berg), Odegaard e Nusa; Sorloth e Haaland. Técnico: Staale Solbakken.

SENEGAL: Édouard Mendy (Mory Diaw), Diatta, Koulibaly, Niakhaté e Malick Diouf (Jakobs); Gana Gueye, Pape Gueye (Mbaye) e Camara (Ciss); Ismaïla Sarr, Jackson e Mané. Técnico: Pape Thiaw.

ÁRBITRO: Wilton Pereira Sampaio (Brasil)