• Aplicativo divulgará serviços e entretenimento para turistas
Primeiramente o prefeito exaltou a hospitalidade da cidade que, segundo ele, é muito elogiada fora do País e ainda acrescentou que quer uma Copa para todos. “Nesta terra de todos os povos queremos apresentar uma Copa diferente”, disse, acrescentando que o percurso até o estádio Beira-Rio poderá ser feito a pé. Serão 4,3 quilômetros do Centro até o estádio. O “Caminho do Gol”, como é chamado, disponibilizará atendimento médico, segurança, atenção a criança e ao adolescente, serviços de consumo, além de estar devidamente enfeitada para o evento.
De acordo com Fortunati, um Acampamento Extraordinário Farroupilha mostrará as tradições gaúchas. Cerca de 86 entidades estarão acampadas para apresentar a cultura gaúcha, com música, gastronomia e as vivência da região. O local poderá ser visitado das 10h às 22h durante os dias da semana e no final de semana até as 2h. Um dos programas é o “Turismo de Galpão”, em que os turistas poderão fazer visita guiada pelos galpões e aprender como são preparadas comidas típicas e também a dançar algumas músicas, como a chula.
O Fifa Fan Fest estará localizada no Anfiteatro por do sol. No local serão transmitidos gratuitamente todos os jogos para mais de 20 mil pessoas. Além dos jogos, cinco shows e 60 atrações regionais. A Usina do Gasômetro terá infraestrutura para imprensa não credenciada pela Fifa.
José Fortunati também parabenizou o Inter pelo estádio Beira-Rio, que possibilitou a Porto Alegre integrar o grupo seleto de cidades que recebe a Copa. O local receberá cinco partidas, sendo quatro da primeira fase e um das oitavas de final. Segundo a Fifa, Porto Alegre foi a primeira cidade a vender todos os ingressos para o evento, e a terceira a receber o maior número de turistas. Dos 243 mil ingressos vendidos, 83 mil são para turistas. Alguns países, apesar de não jogar na cidade, garantiram grande número de ingressos. Além desses, são esperadas quatro pessoas para cada ingresso vendido e Porto Alegre necessariamente receberá a delegação de cada país que jogará na cidade.
Número de ingressos vendidos para estrangeiros:
Argentina – 18 mil
Austrália – 14 mil
Estados Unidos – 12 mil
Alemanha – 8 mil França – 4 mil
Holanda – 3 min
Inglaterra – 2 mil
Coreia do Sul – 2 mil
Canadá – 1,8 mil
Rússia – 1,2 mil
Assista ao vídeo de divulgação: