Copa do Mundo

Portugal faz amistoso antes da Copa em meio à tormenta de Cristiano Ronaldo

Jogador do Manchester United fez declarações polêmicas nos últimos dias

Cristiano Ronaldo deixa final da Euro aos prantos
Cristiano Ronaldo deixa final da Euro aos prantos Foto : Philippe Lorenz / AFP / CP

Portugal faz nesta quinta-feira, em Lisboa, o seu único jogo de preparação para a Copa do Mundo do Catar, contra a Nigéria, mergulhado na polêmica provocada por Cristiano Ronaldo, que aproveitou a pausa internacional para acertar contas com seu clube, o Manchester United.

A seleção portuguesa vai enfrentar a equipe africana, não classificada para o Mundial e comandada pelo português José Peseiro, às vésperas da viagem ao Catar e uma semana antes da estreia contra Gana.

No grupo H, o campeão europeu de 2016 enfrentará depois o Uruguai e a Coreia do Sul. Mas o tema da semana na "cidade do futebol", construída pela Federação Portuguesa na zona oeste de Lisboa, gira em torno de apenas um dos 26 jogadores convocados por Fernando Santos: Cristiano Ronaldo. 

O craque português afirmou ter-se sentido "traído" pelos dirigentes do United e pelo treinador Erik ten Hag, acusando-os de quererem retirá-lo do clube inglês. Aos 37 anos, o cinco vezes vencedor da Bola de Ouro vive uma temporada difícil e parece determinado a deixar o United, onde o técnico holandês lhe dá poucos minutos em campo.

Como consequência, seu desempenho e estatísticas ficam bem abaixo do esperado: 3 gols em 16 jogos desde o início da temporada com o clube do norte da Inglaterra. Pela seleção portuguesa, seus últimos gols remontam a julho passado, com a dobradinha na vitória sobre a Suíça na Liga das Nações (4-0). Depois, foram três jogos sem gols, uma decepção para quem detém o recorde de artilheiros por seleções (117 gols em 191 jogos).

Cristiano e seus companheiros perderam a partida decisiva em casa contra a Espanha de Luis Enrique (1-0). Antes desse fracasso, os portugueses haviam perdido a vaga direta para a Sérvia nas eliminatórias da Copa do Mundo e tiveram que passar pelos playoffs para garantir a vaga no Catar, vencendo a Turquia e depois a Macedônia do Norte. Diante desdes resultados, a instabilidade causada pela situação de Cristiano só aumenta as dúvidas sobre a capacidade de Portugal de fazer um bom torneio.

"Estamos todos acostumados a administrar muita pressão, acho que isso não significa mais para ninguém", tentou tranquilizar o meia-atacante João Mário em entrevista coletiva na terça-feira. "Foco total e absoluto nos trabalhos da Selecção Nacional. Grupo unido, rumo a um só objectivo: realizar o sonho de todos os portugueses!", prometeu Cristiano nas redes sociais.

Entretanto, com base nas imagens da concentração da seleção, a imprensa começou a especular sobre as relações supostamente tensas entre o astro da Ilha da Madeira e Bruno Fernandes, seu companheiro de equipe no United. Outro vídeo sugeriu que o capitão de Portugal teve problemas para reconciliar João Cancelo e João Félix após um choque entre os dois. O amistoso contra a Nigéria será uma ocasião para testar a credibilidade dessas duas versões.