Copa do Mundo

Seleção do Egito é ovacionada no retorno ao país

Torcedores egípcios fazem festa para a equipe que fez história na Copa do Mundo de 2026, apesar da eliminação para a Argentina

Maré de bandeiras vermelhas, brancas e pretas tomou os arredores do aeroporto no Egito
Maré de bandeiras vermelhas, brancas e pretas tomou os arredores do aeroporto no Egito Foto : Hazem Gouda / AFP

Os jogadores da seleção egípcia foram recebidos como heróis nesta sexta-feira (10) ao retornarem ao país. Milhares de torcedores os ovacionaram por sua campanha histórica na Copa do Mundo de 2026, mesmo após serem eliminados pela Argentina nas oitavas de final.

"Estamos muito felizes com a equipe", contou à Agência France-Presse (AFP) Mohamed Gehad, que foi até o aeroporto internacional El-Alamein.

Milhares de torcedores no aeroporto

Uma maré de bandeiras vermelhas, brancas e pretas tomou os arredores do aeroporto, onde milhares de torcedores aguardavam o início do desfile do ônibus da equipe. A cidade está localizada a cerca de 300 quilômetros da capital, Cairo.

Muitos estavam vestidos com camisas com o nome do capitão Mohamed Salah, enquanto outros empunhavam faixas com mensagens de agradecimento à equipe.

O sonho egípcio chegou ao fim na terça-feira, quando a seleção argentina de Lionel Messi, que perdia de 2 a 0 a 11 minutos do fim do tempo regulamentar, virou o jogo (3-2) antes do apito final em Atlanta.

"Eles chegaram a um nível nunca visto e estamos orgulhosos deles", afirmou outro torcedor, Eyad Ahmed. Pela primeira vez em sua história, o Egito venceu uma partida da Copa, passou da fase de grupos e chegou ao mata-mata.

Veja Também

Recepção presidencial e polêmica da arbitragem

Os jogadores egípcios serão recebidos no sábado pelo presidente Abdel Fattah al Sissi. Ele agradeceu na terça-feira à equipe por sua "atuação honrosa" e por ter alcançado um "marco histórico na história do futebol egípcio".

A Federação Egípcia de Futebol anunciou na quarta-feira que solicitou à Fifa a abertura de uma investigação sobre a equipe de arbitragem. A entidade denuncia "erros de arbitragem flagrantes (...) e a aplicação de dois pesos e duas medidas, o que levou à derrota da seleção egípcia" diante da "Albiceleste".