Confira um slideshow especial da Copa do Mundo
Primeiro tempo sem sal
Holanda e Japão entraram em campo para fazer um duelo de líderes do Grupo E, mas o que se viu na primeira etapa foram duas seleções que sucumbiram à marcação. Nem holandeses nem japoneses conseguiram produzir chances de perigo.
O jogo permaneceu muito truncado, embora a Holanda tivesse o domínio técnico da partida. Sneijder era o jogador mais movediço do confronto. Ao lado de Van Persie, ensaiaram alguns movimentos ofensivos interessantes, mas sem efeito prático. O atacante Kuyt sofreu um pouco para participar das ações do ataque. Ficou isolado na maioria do tempo.
O Japão tentava responder com contra-ataques em alta velocidade, porém, carentes de inventividade. Honda e Okubo não realizaram um bom primeiro tempo, com fizeram no confronto contra Camarões, na estreia da seleção Japonesa.
Holanda melhora e abre o placar
A Holanda voltou do vestiário um pouco mais determinada do que na primeira etapa. O toque burocrático foi deixado de lado e a busca pelo primeiro gol se tornou uma obrigação. E ele não demorou muito para chegar. Aos sete minutos, Sneijder pegou um rebote de fora da área e arrematou forte de perna direita, contra a meta japonesa.
O Japão, em desvantagem, se viu o obrigado a ser mais incisivo no ataque. O técnico Takeshi Okada promoveu algumas modificações que tornaram mais ofensiva a seleção asiática. Honda e Okubo ganharam a companhia de Matsui, que passou a trabalhar a bola com mais qualidade no ataque.
A reação, no entanto, pouco levava perigo ao gol holandês. A maioria das oportunidades criadas pelo Japão terminava com a supremacia da zaga adversária. Depois Okubo saiu e deu lugar a Tamada, que também apresentou um futebol pouco produtivo. A Holanda manteve o Japão à distância e dava ao luxo de não atacar. Van Persie conseguiu algumas escapadas no contra-ataque, que paravam nos desarmes de Marco Túlio Tanaka ou nas mãos do goleiro Kawashima.
Hector Baldassi apitou o final do duelo de líderes. As duas seleções fizeram uma partida burocrática, quase como se fosse um amistoso. Contudo, o resultado deste jogo desinteressado favoreceu a Holanda, que agora está bem mais perto das oitavas de final.
Copa do Mundo 2010 - Grupo E
Holanda 1
Stekelenburg; Heitinga, Mathijsen, Ooijer e Giovanni van Bronckhorst; van Bommel, De Jong e van der Vaart (Elia); Sneijder (Afellay), Kuyt e van Persie(Huntelar). Técnico: Bert van Marwij.
Japão 0
Kawashima; Uchida, Nakazawa e Tulio Tanaka; Yuki Abe, Endo, Shunsuke Nakamura (Matsui), Hasebe e Honda; Shinji Okazaki e Okubo (Tamada). Técnico: Takeshi Okada.
Árbitro: Héctor Baldassi (ARG).
Local: estádio Moses Mabhida, em Durban.
Confira no gráfico abaixo a tabela da Copa e muito mais