Copa do Mundo

Shakira levanta o público na África do Sul

Cantora colombiana era a artista mais aguardada no show de abertura do Mundial

Pouco conhecidos no Brasil, Mariam e Amadou tocaram na festa
Pouco conhecidos no Brasil, Mariam e Amadou tocaram na festa Foto : Jewel Samad / AFP
Depois de quase duas horas de apresentações, Shakira entrou no palco do Orlando Stadium. A colombiana começou a sua performance no show de abertura da Copa da África com o single "She Wolf". Trajada com saia tipicamente africana, ela cantou o hit "Hips don't lie". 

Depois do início avassalador, Shakira, cantou o tema da Copa do Mundo, "Waka Waka (This time for Africa)". Ela estava acompanhada pelo coral e o palco estava tomado por dançarinos. Depois de encerrada a apresentação, o público assistiu a um filme com todas as finais de Copa do Mundo e o momento da consagração de cada seleção campeã.

Black Eyed Peas abriu o evento

O show de abertura da Copa do Mundo de 2010 começou com a banda americana, Black Eyed Peas. O ritmo dançante do conjunto contagiou o público que foi ao Orlando Stadium participar do evento. O hit "I got a feeling" foi cantado em coro pelos sul-africanos.

Em seguida, os cantores cegos de Mali Mariam e Amadou realizaram sua apresentação. A artista Angelike Kidjo fez os sul-africanos dançarem com as vozes do Coral Gospel do Soweto. Depois disso, Angelike recebeu a companhia do cantor americano Johh Legend. Os dois estavam rodiados de dançarinos com camisetas coloridas, que realizaram coreografias nativas durante o show. A performance alegrou o público, que depois ouviu um dos sucessos mais recentes de Legend, "Green Light".

Alicia Keys mostra seu repertório

Após a performance de Juanes, às 16h54min de Brasília, Alicia Keys iniciou seu show com a música "You Don't Know My Name". O set list teve ainda "Try Sleeping With A Broken Heart", "Falling", "No One" e o seu mais recente sucesso "Empire State of mind", gravado em estúdio com rapper Jay-Z.

Presidente da África do Sul agradece a oportunidade

O único momento formal do show de abertura da Copa do Mundo teve as presenças do presidente da Fifa, Joseph Blatter, e do presidente da África do Sul, Jacob Zuma. O anfitrião da festa agradeceu a oportunidade de sediar a competição e ficou grato pela hospitalidade do seu povo para com restante do mundo. "Futebol não é só um jogo. Futebol conecta as pessoas", disse Blatter. No mesmo tom, Zuma não deixou por menos. "E, claro, futebol tem tudo a ver com música. Estou muito feliz por estar em Soweto."

Momento para Nelson Mandela

O músico sul-africano, Vusi Mashlasela, cantou "Say Africa" e depois chamou o arcebispo da África do Sul, Desmond Tutu, de 78 anos. Emocionado e vestido de Bafana Bafana, o religioso disse que se sentiu feliz com a festa protagonizada por seu país. Durante discurso, Tutu - prêmio Nobel da Paz de 1984 - afirmou que o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, está em Johanesburgo. "Se gritarmos alto, ele vai nos ouvir", completou. Em seguida, a platéia assistiu a um vídeo com trechos da trajetória de Mandela.

Confira no gráfico abaixo a tabela da Copa e muito mais