Copa do Mundo

Uruguai faz história em Johanesburgo

Em um épico da história das Copas, Celeste Olímpica volta às semifinais depois de 40 anos

Após 40 anos, o Uruguai está em uma semifinal de Copa do Mundo
Após 40 anos, o Uruguai está em uma semifinal de Copa do Mundo Foto : Franck Fife/ AFP
Depois de 40 anos, o Uruguai está em uma semifinal de Copa do Mundo. Mas não foi fácil chegar lá. No jogo mais emocionante do Mundial, a Celeste precisou dos pênaltis para bater a seleção de Gana após o empate em 1 a 1, nesta sexta-feira, em Johanesburgo.

Mesmo expulso, o atacante Luis Suárez foi o herói da partida. Em um gesto desesperado, salvou o Uruguai. No último segundo da prorrogação, colocou a mão na bola que estava sobre a linha, evitou um gol, cometeu pênalti e foi expulso. Quando tudo parecia perdido, Gyan errou a cobrança e a partida foi para a decisão por penalidades máximas. Foi a vez de Muslera brilhar, com duas defesas. Loco Abreu acertou a últiam cobrança e fez 4 a 2.

O caminho para a decisão, agora, passa por bater a Holanda – que eliminou o Brasil horas antes –, nas semifinais. O jogo será na terça-feira.

Jabulanaço no final da primeira etapa

Contra tudo e todos, o Uruguai entrou no gramado do Soccer City para encarar Gana, a última representante africana na Copa do Mundo, que ontava com apoio da maioria da torcida. Mas os celestes não quiseram nem saber e partiram para cima.

Jogando de forma mais ofensiva, a seleção sul-americana cavou escanteios e empurrou os ganeses para a sua defesa. Não fosse o goleiro Kingson, os uruguaios teriam aberto o placar em cabeçada de Cavani.

Gana, porém, não se abalou e, aos poucos, foi equilibrando não só o duelo como as chances criadas, principalmente em rápidos contragolpes. Além disso, a Celeste perdeu seu capitão, Lugano, que teve de ser substituído, lesionado. No final do primeiro tempo, Fucile ainda deu um susto no estádio ao cair desacordado após dividida, dsecontando mais a defesa.

Quando tudo indicava um primeiro tempo sem gols, veio a surpresa. Muntari dominou a bola na intermediária e a marcação não o apertou. De longe, ele arriscou com um chute violento em direção ao gol. A Jabulani pegou bastante força, fez curva e enganou o goleiro Muslera, entrando no canto direito.

Empate na raça

Com a tradicional raça uruguaia, os comandados de Oscar Tabarés voltaram do intervalo dispostos a silenciar as vuvuzelas nas arquibancadas. E, nesse ímpeto, tiveram sucesso. Aos 9, Forlán – o homem de todas as bolas paradas do Uruguai – cobrou falta. Kingson se esticou, mas não alcançou: 1 a 1.

Por pouco, Suárez não ampliou aos 24. O herói da classificação nas oitavas recebeu dentro da área e mandou forte. Dessa vez, Kingson se deu melhor e evitou a virada sul-americana.

Com o passar a disputa, a parte física dos jogadores de Gana foi se sobressaindo ao cansaço uruguaio e a área de Muslera passou a ser rondada. A Jabulani, entretanto, não entrou mais em nenhum dos gols até o fim do tempo regulamentar.

Suárez "defende" no último segundo

 

O equilíbrio seguiu em toda a prorrogação. O lance mais emblemático ocorreu apenas no último minuto do tempo extra. Suarez, para evitar que a bola entrasse, colocou tirou com o braço em cima da risca. Pênalti, expulsão, tensão. Gyan foi para a cobrança e poderia carimbar o passaporte para as semifinais. Poderia. O forte chute do atacante esbarrou no travessão num dos lances mais emocionantes de todas as Copas do Mundo.

Muslera garante nos pênaltis

Se Suárez foi o herói na prorrogação, o goleiro Muslera foi o grande nome da cobrança dos pênaltis. O camisa 1 defendeu duas cobranças e encaminhou a classificação, confirmada com El Loco Abreu, que cobrou com categoria, e garantiu o Uruguai nas semifinais da Copa do Mundo depois de 1970.