A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou um vídeo motivacional nas redes sociais na manhã deste domingo, uma semana após a eliminação da seleção brasileira na Copa do Mundo 2026. “Um filme que não queríamos escrever, sobre uma história que não pode ser esquecida. Pode acreditar. Que venha o novo ciclo”, dizia a publicação.
Se a entidade esperava apoio à publicação, rapidamente descobriu que a expectativa não seria cumprida. Nas redes sociais, os torcedores não pouparam críticas, afirmando que a publicação “mostra que o problema não é só dentro de campo” ou que “ninguém acredita em Seleção”.
Esse vídeo me irrita a entristece profundamente. Porque ele mostra que o problema não é só dentro do campo.
— DENY (@denybatista) July 12, 2026
A Seleção deixou de ser um patrimônio do povo brasileiro e virou um produto vazio, artificial e mal gerenciado.
Todo dia é um 7x1 diferente.
Vendidos.
— Jéferfon Menezes (@JefinhoMenes) July 12, 2026
Ninguém acredita em seleção. Vocês viraram agenciadores de contrato de marketing de jogador.
- Rodrigo Caetano confirma renovação da Seleção e promete espaço para novos nomes no ciclo 2030
- As três razões que explicam o pior vexame da Seleção desde 1990
- Brasil termina Copa do Mundo em 11º lugar, sua pior posição em 60 anos
Efeito contrário
“Não foi fácil escrever este filme. Porque a gente sabe o que vocês estão sentindo. Que esse túnel parece não ter fim. Que esse hexa não sai. Desistir nunca foi coisa de brasileiro. Muito menos abaixar a cabeça. Mas também não dá para esquecer esta derrota. Porque ela vai nos levar para onde queremos chegar e jamais vamos esquecer nossa torcida. Lá no estádio. No Brasil. E em todos os cantos do mundo”, diz o trecho inicial do vídeo.
“Então vamos guardar esta data, 5 de julho de 2026. O dia em que começa a nossa próxima jornada. E vamos com tudo. Não só com nosso talento, mas com mais estabilidade, mais planejamento e muito mais trabalho duro. E daqui a quatro anos, minha amiga, meu amigo, se preparem. Porque estaremos ainda mais fortes para buscar essa sexta estrela. Pode acreditar”, completa.
Entre comentários e republicações, ficou evidente que a tentativa de ressignificação da derrota como algo positivo não surtiu efeito. “Pode ser reutilizado a cada quatro anos, basta atualizar a data da eliminação”, escreveu um internauta. “Marketing muito amador”, disse outro.
Sinceramente? Timing nenhum, ninguém quer saber dessas coisas agora e muito menos de “novo ciclo”. Essas duas palavrinhas ninguém aguenta mais
— Raisa Simplicio (@simpraisa) July 12, 2026
São 4 anos, longos 4 anos pela frente. https://t.co/8Hq9EwRyRZ
meu avô viu pelé, meu pai viu ronaldo e eu vi videozinho de ia no twitter https://t.co/N4JaoWnuAC
— geno ⍟ (@geno__td) July 12, 2026
A Seleção volta a campo em setembro, quando vai enfrentar a Austrália em dois amistosos na Oceania. Os jogos serão realizados nos dias 25 e 29 de setembro, nas cidades de Townsville e Brisbane, ambas em solo australiano. Além disso, a CBF ainda tenta confirmar outros dois amistosos para a próxima Data Fifa, que terá cerca de 15 dias, de 21 de setembro a 6 de outubro, período maior do que de costume.