Esportes

Corinthians goleia Once Caldas e encaminha classificação

Time do técnico Tite fez 4 a 0 e praticamente garantiu vaga para fase de grupos

Corinthians venceu com facilidade e está próximo da fase de grupos
Corinthians venceu com facilidade e está próximo da fase de grupos Foto : Nelson Almeida / AFP / CP
Os mais de 36 mil torcedores que estiveram no Itaquerão na noite desta quarta-feira viram o técnico Tite retornar à Libertadores com uma goleada sobre o Once Caldas e praticamente garantir a classificação da equipe para o grupo 2, que tem o rival São Paulo e o San Lorenzo, atual campeão. Com gols de Emerson, Felipe, Elias e Fagner, o Corinthians bateu os colombianos por 4 a 0 e espantou o fantasma do Tolima, que eliminou os paulistas em 2011.

O time abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo, com Sheik encobrindo o goleiro. Os visitantes pressionaram e conseguiram um gol contra, após desvio de Ralf, mas acabou anulado pelo árbitro, mesmo sem a bola tocar em nenhum atleta dos Once Caldas. Aos 26, o juiz expulsou o atacante Guerrero, por suposta agressão em Pérez, que levou somente amarelo.

Com um jogador a menos, o Corinthians passou a se precaver no campo de defesa. A equipe de Tite diminuiu as investidas no ataque e deixou de realizar marcação alta, no campo de ataque. Os colombianos, por sua vez, iam para cima em busca de um empate, mas sem sucesso no ataque.

Após o intervalo, o panorama não mudou, com os brasileiros preocupados em não levar gol dentro de casa. Em lance de bola parada, o zagueiro Felipe aumentou o escore, aos nove minutos, freando o ritmo do Once Caldas, que pouco depois perdeu o lateral Murillo expulso.

Iguais em número de jogadores, Elias ampliou após boa tabela entre os meio-campistas do Corinthians. Oito minutos depois, Renato Augusto tocou de calcanhar para Fagner, que invadiu a área e tocou de cavadinha para marcar o quarto. Aos 45, Fábio Santos também levou o cartão vermelho, após entrada dura em Arango.

O jogo de volta, no estádio Manizales, acontece na próxima quarta-feira, às 22h. O Corinthians pode perder por até três gols de diferença fora de casa. Se marcar um gol, os paulistas só ficarão fora se o Once Caldas fizer seis.