Esportes

Corinthians perde para o lanterna América-MG

Time paulista desperdiçou chance de disparar na liderança

O Corinthians perdeu neste domingo uma excelente oportunidade de disparar na liderança do Campeonato Brasileiro ao ser derrotado pelo lanterna América-MG, por 2 a 1, em Uberlândia (MG), onde tinha o apoio maciço da sua torcida, apesar do mando de campo do adversário. O time paulista só segue na liderança porque o Vasco também perdeu, para o Santos, por 2 a 0, neste domingo. Corinthians e Vasco têm 58 pontos, com a liderança sendo decidida pelo maior número de vitórias dos paulistas.

Assim que subiu ao gramado, o time do Corinthians percebeu que jogava em casa. A decisão da diretoria do América-MG de levar o jogo da Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG), para Uberlândia, em busca de uma maior renda, permitiu que o estádio mineiro ficasse tomado de corintianos. Quando o jogo ainda era morno, antes mesmo dos 10 minutos, Alex sentiu lesão e acabou substituído por Emerson.

Com uma formação diferente daquela treinada durante a semana, o Corinthians demorou a se encontrar. E quase viu o América-MG abrir o placar num ótimo chute de Rodriguinho, que Júlio César impediu que fosse no ângulo. A resposta veio numa jogada individual de Fábio Santos, que foi invadindo a área sem receber combate, saiu na cara de Neneca, mas bateu de chapa e permitiu a defesa.

Quando o Corinthians parecia querer se encontrar em campo, o árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima marcou um pênalti de Alessandro em Kempes, num lance em que o atacante foi deslocado pelo menos três metros fora da área, mas só caiu no chão quando já estava dentro dela. Fábio Júnior foi para a cobrança e colocou o América-MG na frente. Aos 43 minutos, o pênalti foi para o outro lado. Amaral puxou o braço de Emerson dentro de área. Chicão cobrou no canto esquerdo, baixo, para deixar tudo igual. O capitão corintiano não atuava havia oito rodadas, desde que foi afastado nas vésperas do clássico contra o São Paulo - na época, se recusou a ficar no banco e alegou, entre outras coisas, que temia entrar, bater um pênalti, perder, e acabar como vilão.

Sentindo a falta de Alex, o Corinthians não criou chances reais de chegar à vitória no segundo tempo. O América era mais perigoso e quase voltou à frente num vacilo de Fábio Santos, que errou ao dominar a bola na área, permitindo a antecipação de Kempes. Júlio César salvou à queima-roupa. Sentindo que o América era melhor, Tite ignorou que jogava contra o lanterna, "em casa", e recuou a equipe, tirando Willian e colocando Edenílson. A decisão de se fechar custou caro. Em uma falta na entrada da área, Amaral cobrou com força, tirando a barreira, pelo chão. Júlio César, mal posicionado, não conseguiu defender.


Bookmark and Share