O Corinthians deu um passo para sair da crise ao vencer uma partida polêmica, nesta quarta-feira contra o Fluminense na Copa do Brasil. O avanço veio com o placar magro de 1 a 0 e muita reclamação dos cariocas contra a arbitragem. O árbitro Rodolpho Marques foi cercado pelos jogadores, após anular três gols por impedimento por supostos pênaltis não marcados em Cícero e Richarlison.
Nas outras partidas de oitavas de final desta quarta-feira, o Santos empatou em 2 a 2 com o Vasco e também garantiu seu avanço. O Palmeiras tropeçou e foi derrotado pelo Botafogo da Paraíba, mas no placar agregado também está nas quartas de final.
O empate em 1 a 1 fez o jogo no Itaquerão ser uma armadilha ao Corinthians. O 1 a 0 possibilitou até os minutos finais o Fluminense precisar somente de um gol para levar aos pênaltis. E o time carioca assustou. Gum acertou uma cabeçada na trave, fora três gols anulados por impedimento. Para se reerguer, a equipe paulista teve de sofrer.
Com boas opções de saída de jogo, o Corinthians chegava bem ao ataque pelas laterais, tinha mais posse de bola e criava possibilidades sem ficar desorganizado, pois avançava lentamente. A melhora gradual da equipe em campo se deu após um início intenso do Fluminense. A equipe carioca teve dois gols anulados de Cícero por impedimento antes dos 10 primeiros minutos.
Aos poucos, o Corinthians se sentiu mais seguro ao perceber que a crise, assim como o jogo, se superava com calma, toque de bola e paciência. A barreira era mais derrotar a si próprio. Era uma questão de autoconfiança e de compensar as deficiências, como no setor ofensivo. Os atacantes não marcam desde 4 de julho. Não por acaso, a única chance perigosa do primeiro tempo veio com o zagueiro Balbuena, aos 43 minutos.
A solitária finalização perigosa foi a síntese da postura corintiana. Dominava a partida, sem definir as jogadas. A entrada do atacante Richarlison, no intervalo, deu ao Fluminense mais presença de área. O time carioca passou a jogar melhor, teve um gol pela terceira vez anulado por impedimento. Só aí o Corinthians reagiu ao se aproveitar da busca do time carioca pelo ataque.
Giovanni Augusto achou espaço inédito pela direita e cruzou para Rodriguinho, já na área, dominar e bater firme no canto de Julio Cesar para fazer 1 a 0, aos 23 minutos. Cinco minutos depois, quase Marlone ampliou em lance muito parecido, mas defendido pelo goleiro. O Fluminense respondeu com uma cabeçada de Gum na trave e demarcou território: levar para os pênaltis era possível.
O sufoco corintiano só diminuiu com a expulsão de Marquinho, aos 40 minutos. O fim da agonia só veio com o apito final. Porque até lá as bolas aéreas continuaram a assustar pelos cinco minutos de acréscimos. Pelo menos, o placar magro bastou enormemente não só pela classificação, como também para amenizar o ambiente de pressão no Parque São Jorge.
Corinthians vence Fluminense por 1 a 0 e avança na Copa do Brasil
Jogadores do time carioca reclamaram de três gols anulados e pênaltis não marcados