Os japoneses desistiram, oficialmente na noite da última segunda, de disputar a Copa América por causa dos efeitos drásticos provocados pelo terremoto, seguido por um tsunami, que atingiu o Japão em 11 de março. O presidente da Associação Japonesa de Futebol, Junji Ogura, argumentou que seu país está muito atarefado em reconstruir as áreas devastadas e salvar vidas, acrescentando que teria muitos inconvenientes para reunir seus principais jogadores, que atuam na Europa e não seriam liberados.
Ao convidar a Costa Rica para a Copa América, a Conmebol afirmou, na carta assinada pelo seu presidente, Nicolás Leoz, estar segura que a participação do país "será muito valorizadas pelos torcedores e dará brilho à competição esportiva, que é mais importante de nossa confederação".
A entidade ainda lembrou que Costa Rica já participou das edições de 1997, 2001 e 2004 da Copa América, respectivamente realizadas na Bolívia, na Colômbia e no Peru. Confirmando a sua participação, a Costa Rica irá integrar o Grupo 1 da competição, que contará também com Argentina, Bolívia e Colômbia.