Cristiano Ronaldo e seleção portuguesa ajudam futebol amador

Cristiano Ronaldo e seleção portuguesa ajudam futebol amador

Jogadores doaram metade da premiação pela classificação para a Eurocopa-2020 para ajudar os amadores

AFP

Ronaldo e demais jogadores da seleção portuguesa de futebol doaram premiação para ajudar aqueles que atuam no futebol amador

publicidade

O astro Cristiano Ronaldo, seus companheiros e a comissão técnica da seleção portuguesa doaram metade da premiação pela classificação para a Eurocopa-2020 para ajudar o futebol amador português, cujas competições foram canceladas pela epidemia do coronavírus, anunciou nesta segunda-feira a federação de futebol lusa (FPF).

Esta doação "reforçará" um fundo de apoio criado pela FPF para ajudar as federações regionais e os clubes amadores com até 4,7 milhões de euros, completou a entidade em comunicado. A FPF decidiu na última quarta-feira suspender definitivamente as competições amadoras sem definir campeões.

Nenhuma decisão foi tomada em relação a um eventual reinício das competições profissionais em Portugal, mas seu organizador não parecer disposto a aceitar uma suspensão definitiva.

"É fundamental que os campeonatos terminem, já que isto permitiria recuperar certa normalidade e preparar a próxima temporada sabendo quem tem acesso às competições internacionais, quem é o campeão e quem foi rebaixado", afirmou em final de março o presidente da liga lusa, Pedro Proença.

Campeão da Eurocopa-2016, Portugal não defenderá seu título neste verão como previsto, já que a competição continental foi adiada para 2021 devido ao surto de coronavírus.

• Confira a mensagem da seleção portuguesa:

Se acreditamos fortemente que a solidariedade se pratica e não se exibe, também considerámos importante dar um sinal público de que os jogadores da Seleção Nacional têm nos seus pensamentos todos aqueles que, fazendo parte da família do futebol, sentiram um maior impacto da pandemia Covid-19 nas suas vidas pessoais e familiares.

Se partilhamos as mesmas inquietações em relação à saúde pública e segurança de todos os que nos rodeiam; se sentimos a mesma vontade de regressar aos relvados, também é verdade que estamos conscientes que o futebol nos proporcionou condições de vos podermos ajudar a superar os obstáculos com que se confrontam diariamente, ao mesmo tempo que contribuímos, esperamos, para os vossos futuros sucessos.

Dentro deste espírito de camaradagem entre o futebol profissional e não profissional, decidimos, em equipa, abdicar de parte do nosso prémio de qualificação para o Euro 2020.

Decidimos igualmente, porque não esquecemos os nossos próprios trajetos e todos os que generosamente nos ajudaram a singrar nas nossas carreiras, que estes valores serão agregados ao fundo de apoio já criado pela FPF destinado principalmente aos jogadores dos clubes de competições não profissionais.

Terminamos, endereçando uma palavra sentida de conforto a todos os atingidos por esta pandemia e garantindo que, quer individualmente quer em equipa, tudo continuaremos a fazer para apoiar o nosso País nesta hora tão decisiva.

Estamos juntos. Somos todos Portugal.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895