Cristiano Ronaldo: mais que um craque, uma multinacional

Cristiano Ronaldo: mais que um craque, uma multinacional

Jogador é o terceiro atleta mais bem pago do mundo

AFP

Além do salário anual esperado na Juventus, CR7 é uma marca atrativa

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Mais recente reforço da Juventus, o português Cristiano Ronaldo é também um campeão na hora de fazer dinheiro apesar dos problemas fiscais, sendo um dos três atletas mais bem pagos do mundo graças a sua capacidade de monetizar sua grande notoriedade. Apesar de conquistar em maio seu quinto título da Liga dos Campeões, o terceiro consecutivo com o Real Madrid, o craque luso não é o atleta mais bem pago do mundo.  Segundo a revista Forbes, CR7 está em terceiro, atrás do argentino Lionel Messi (FC Barcelona) e do boxeador Floyd Mayweather.

Ronaldo, campeão da Eurocopa-2016 e eliminado nas oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia-2018, embolsou 108 milhões de dólares em 2018, sendo 61 milhões em salários. Acusado de camuflar parte da fortuna à receita espanhola, Ronaldo aceitou pagar 18,8 milhões de euros em um pré-acordo para encerrar seu caso por fraude fiscal. Além do salário anual esperado na Juventus, CR7 é uma marca atrativa. É um ícone mundial e tem 330 milhões de seguidores nas redes sociais, mais que qualquer outro atleta. 

"Imagem vitalícia"

Desde a marca de relógios suíços Tag Heuer, passando pela marca japonesa KONAMI de videogames ou a empresa aérea Emirates, todos apostam por um segundo de publicidade em que Ronaldo apareça. "Está muito bem equilibrado com uma dezena de setores de atividades muito diferentes e complementares", avaliou no ano passado à AFP Jean-Philippe Danglade, autor do livro "Marketing e famosos". Mas foi com a americana Nike que CR7 assinou o contrato de mais longo prazo. Principal imagem da marca de itens esportivos desde 2003, CR7 recebe pelo menos 20 milhões de euros por ano da companhia, depois da renovação de contrato.

O jornal esportivo espanhol Marca indica que a retribuição pode chegar a 40 milhões de euros, caso algumas condições sejam cumpridas. O atacante do Real Madrid considera o vínculo vitalício: "Sou um membro desta família. É o melhor contrato que tive em toda minha carreira", declarou o português em um vídeo publicado pela Nike. Segundo a Forbes, entre o carismático Ronaldo e o tímido Messi, não há como comparar a quantidade de dinheiro produzida pelo dinheiro investido entre Nike e Adidas, patrocinadora do argentino. Em 2016, Ronaldo rendeu à Nike um total de 500 milhões de euros através das redes sociais, contra "apenas" 53,3 milhões de Messi para a companhia alemã.



CR7 por todos os lados

"Só uma foto no Instagram, depois da vitória de Portugal na Eurocopa em 2016, valia 5,8 milhões de dólares para a Nike", explicou a Forbes no último mês de março. Longe de se dar por satisfeito, o empreendedor Ronaldo transformou seu nome em uma imagem que está por todos os lados desde 2006, quando o astro inaugurou a marca de roupas íntimas CR7, na Madeira. Em seguida, a empresa passou a produzir calças, sapatos e complementos seguido o exemplo rentabilizado pelo inglês David Beckham ou pelo americano Michael Jordan. Em dezembro de 2013, também na Madeira, Ronaldo inaugurou um museu. Mais de 250 mil pessoas já visitaram o local para contemplar sua coleção de troféus. Dois anos depois, em 2015, se juntou ao grupo hoteleiro "Pestana" para criar um hotel de quatro estrelas CR7.

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